Créditos: Xbox.com

Usuário descobre que Xbox Series X|S suportam SSDs padrão no slot de expansão

Drives utilizados ainda precisam ser compatíveis com PCIe 4.0

Usuário do fórum chinês BilliBilli conseguiu utilizar um SSD M.2 padrão no lugar do cartão de expansão com conector proprietário do Xbox Series X fazendo usa de um adaptador com protocole NVMe. 

Diferente do PlayStation 5 que utiliza como porta de expansão um slot NVMe M.2 padrão, mas limitado via firmware, a Microsoft optou por criar uma porta proprietária para seus cartões de expansão desenvolvidos em parceria com a Seagate, limitando de maneira física a forma de aumentar a capacidade de armazenamento dos  consoles Xbox Series X|S, mas inspirado por um vídeo que desmontava o Series X, usuário do blog BilliBilli notou que console contava efetivamente com dois slots M.2, um para o armazenamento interno e outro para o cartão de expansão da Seagate.

Créditos: BilliBilli

Na discussão sobre o tópico, o usuário ainda percebeu que cartão de expansão é efetivamente um cartão CFExpress (formato normalmente utilizado em algumas filmadoras digitais), só que com protocolo NVMe, e teorizou que um SSD PCIe 4.0 compatível combinado com um adaptador que também utilizasse NVMe seria o suficiente para fugir da opção proprietária da Microsoft. Uma vez que o próprio Xbox Series X faz uso de um SSD Western Digital SN530 m.2 2230 de 1 TB como drive interno, o modelo foi o escolhido para o teste.

- Continua após a publicidade -

Créditos: BilliBilli

Utilizando um adaptador CFExpress para NVMe, o usuário consegui conectar o SSD Western Digital SN530 m.2 2230 de 1TB à porta de expansão do Xbox Series S, que reconheceu o drive como dispositivo de armazenamento compatível. Por se tratar do mesmo formato de conexão de cartões CFe de filmadoras, membros do fórum ainda testaram os próprios cartões dessas câmera, que já possuem modelos com capacidades acima de 1TB, mas por não serem discos compatíveis com PCIe 4.0 o console não reconheceu os cartões.

Créditos: BilliBilli

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que para fazer a solução funcionar, além do SSD NVMe com suporte a PCIe 4 e velocidades compatíveis, ainda é necessário a compra de um adaptador CFE para NVMe. Dessa forma, a alternativa ao cartão de expansão proprietário da Microsoft é interessante por ser versátil, mas só compensa se o usuário já tiver um SSD NVMe sobrando, ou se fizer questão de um armazenamento extra superior aos cartões de 1TB da Seagate, não justificando a compra de um kit SSD+adaptador que custaria quase a mesma coisa que os US$ 220,00 cobrados pela solução oficial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Videogames Chronicle Fonte: Billibilli
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.