Créditos: Youtube/KOLYA MINER

NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti com 20 GB existe e estão usando para mineração

Apesar da quantidade maior de VRAM, modelo da Gigabyte tem largura de banda menor

Os rumores de uma NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti com 20GB de VRAM já circulavam a internet desde o ano passado. No fim de agosto, inclusive, o site Videocardz recebeu fotos do que seriam a placa de vídeo, mais especificamente um modelo da Gigabyte. Nenhum detalhe sobre a placa havia sido divulgado, mas parece que ela está sendo vendida em St. Peterburg, Rússia.

A firmware dessa placa, anonimamente enviada para o banco de dados do TechPowerUp, corresponde a Gigabyte Aorus GeForce RTX 3080 Ti Xtreme com 20GB (GV-N308TAORUS X-20GD). As primeiras menções a esta placa de vídeo foram em dezembro do ano passado, quando a Gigabyte registrou o modelo na Eurasian Economic Commission.

Mesmo com 8GB GDDR6X de VRAM a mais que o modelo base (67% a mais), a diferença entre ambas, em outras especificações técnicas, não é muito grande. A frequência das memórias permanece a mesma. A única diferença notável é que a RTX 3080 Ti de 20GB tem interface de 320-bit, contra os 384-bit da GPU com 12GB. Isso impacta na la largura de banda. Enquanto que a RTX 3080 Ti 12GB chega 912 GBps, o modelo com 20GB alcança 760 GBps.

Ao que tudo indica, uma loja já está vendendo a Gigabyte GeForce RTX 3080 Ti OC 20G na Rússia. No momento em que o vídeo foi gravado, a placa de vídeo estava custando 225.000 RUB, cerca de 3 mil dólares. Um minerador russo teve acesso a placa e fez alguns testes envolvendo mineração de diferentes criptomoedas.

- Continua após a publicidade -

A placa de vídeo já estava pré-configurada pelo lojista para funcionar com +100 MHz no núcleo, +1000 MHz na memória de vídeo e com limitação de energia em 80% do TDP. O mais interessante, no caso dessa variante com 20GB da RTX 3080 Ti, é que ela alcançou 94 MH/s (uma screenshot da loja mostra 97.79 MH/s) usando Gminer ou NBminer minerando Ethereum, quase 64% a mais que o modelo com 12GB, mas largura de banda maior

Nenhum driver de vídeo da NVIDIA oferece suporte para a GeForce 3080 Ti 20GB até o momento. Ao entrar em contato com a Gigabyte na Rússia e perguntar sobre a placa de vídeo, a fabricante negou a existência desse SKU. O youtuber só conseguiu minerar usando o driver beta 457.52.

De acordo com as informações técnicas até agora, a GeForce RTX 3080 Ti 20GB da Gigabyte não faz uso do algoritmo LHR (Lite Hash Rate). O que nos leva a crer que a placa de vídeo foi fabricada antes de colocar LHR em modelos Ti, ou seria lançado depois e foi cancelada. Mesmo assim, é possível encontrar a placa à venda.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz, Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.