Créditos: Sony

Ex-executivo da PlayStation diz que jogos AAA podem custar até US$ 200 milhões no PS5

Custo de produção para o desenvolvimento dos jogos dobra a cada salto de geração

Sempre que há um salto de tecnologia entre as gerações de consoles, os desenvolvedores utilizam técnicas mais aprimoradas para dar vida aos jogos e consequentemente trazem gráficos cada vez mais caprichados e também mais realistas.

Porém para tudo há um preço, e foi nesse ponto que o ex-executivo da Sony Shawn Layden entrou em uma entrevista que concedeu ao Bloomberg. Layden passou 32 anos de sua vida trabalhando na empresa japonesa e passeou por diversos cargos de respeito, seu currículo inclui vice-presidente da Sony Computer Entertainment Europe, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment Japan, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment America e seu último cargo foi de presidente da Sony Worldwide Studios antes de deixar a empresa em 2019.

Na entrevista, Layden relatou que a cada geração nova de consoles que chega nas casas dos jogadores o preço para a produção dos novos jogos dobra, ele ainda afirma que na geração PlayStation 4 o custo médio para produzir um título AAA da Sony era de cerca de 100 milhões de dólares, e teme que o preço para a produção no PlayStation 5 chegue na média de 200 milhões de dólares.

Sony volta atrás e Horizon Forbidden West terá upgrade gratuito de PS4 para PS5

Sony volta atrás e Horizon Forbidden West terá upgrade gratuito de PS4 para PS5
Empresa foi criticada por anunciar recentemente a pré-venda do jogo sem o benefício

Tudo isso representa o preço de novos recursos de produção, o ex-presidente afirma que isso pode ser algo prejudicial para a inovação, pois como não há uma maneira de impedir que os preços subam, muitas vezes é preciso escolher quais jogos receberão a injeção do dinheiro para que sejam produzidos, afetando principalmente aqueles jogos que ainda não possuem uma relevância no mercado de jogos ou que trazem uma certa dúvida sobre o retorno financeiro que podem proporcionar.

- Continua após a publicidade -

Muitos títulos acabam tendo um hiato cada vez maior para receber uma sequência, isso quando a empresa revive a franquia. Na Sony temos casos de séries como Killzone, InFamous, Resistance, Twisted Metal entre muitas outra que não recebem títulos novos a muitos anos, restando apenas os rumores e a esperança por novos jogos.

O aumento na produção também reflete no preço que o consumidor paga pelos jogos, na geração passada os títulos AAA custavam 60 dólares nos EUA e tiverem um salto para 70 dólares no Playstation 5, no Brasil os jogos costumavam ficar entre 250-280 reais na geração PS4 e hoje são lançados por R$350 como é o caso do Horizon Forbidden West que entrou em pré-venda recentemente.

O que você acha a respeito do custo de produção e tudo que isso afeta para a indústria? Participe com a sua opinião nos comentários.

Falta de componentes para PS5 e Xbox Series pode durar até 2023

Falta de componentes para PS5 e Xbox Series pode durar até 2023
Os consoles vem sofrendo com falta de estoque desde que foram lançados

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: wccftech
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.