Índice do Artigo

Hardware

Patente do Steam Deck revela mais detalhes sobre os sensores do controle

Patente do Steam Deck revela mais detalhes sobre os sensores do controle
Créditos: Valve

Conteúdo Relacionado
amd-customizada/" title="Valve anuncia o Steam Deck, seu PC portátil equipado com APU AMD customizada">
Valve anuncia o Steam Deck, seu PC portátil equipado com APU AMD customizada

AMD

Valve anuncia o Steam Deck, seu PC portátil equipado com APU AMD customizada

Desde que o Steam Deck foi anunciado, algumas informações adicionais foram chegando com o tempo, criando mais expectativas aos ansiosos ou uma recepção com desdém pelos mais céticos. Dessa vez, um registro de patente indica um uso específico do track pad do console portátil da Valve.

Ao que parece, os track pads não vão ter suas funcionalidades limitadas ao uso como o mouse. O registro da patente mostra que estes “botões” serão equipados com sensores de pressão e irão responder à quantidade de força exercida sobre eles.

Uma função como essa abre as possibilidades para criação de jogos que façam uso exclusivo da possibilidade, ou mesmo atribuir a jogos com mecânicas básicas, como aceleração, bater em algo (uma espadada no inimigo, por exemplo) ou saltos. Quanto mais pressionado, com mais intensidade essas ações aconteceriam. 

A patente diz, ainda, que essa função de pressão nos track pads podem ser pareadas com outros botões, o que seria possível criar combinações de ação diferentes. Além disso, a patente indica que será possível algum nível de customização nos sensores de toque, mas sem definir até onde essa configuração iria. 

Essa última funcionalidade poderia ser atribuída tanto ao jogador quanto aos estúdios para definirem a sensibilidade dos sensores de acordo com o jogo. Como um registro de patente não precisa detalhar todas as possibilidades de uso de uma funcionalidade, fica a critério dos futuros usuários imaginarem até onde isso chegaria.

O Steam Deck foi anunciado em julho e conta com uma APU AMD customizada para uso exclusivo do portátil. Segundo a Valve, o hardware é forte o suficiente para encarar jogos AAA em HD, a resolução da tela do Steam Deck. O portátil tem modelos variados em que a única mudança é o armazenamento (e alguns mimos).

Será possível usar Windows no console portátil, mesmo que venha com sistema Linux. Inclusive, a interface do Steam Deck substituirá o modo Big Picture de PC. O mini PC terá modo 30FPS opcional para prolongar a carga da bateria. Logo após o anúncio, scalpers (ou cambistas) já estavam vendendo as reservas na fila de espera para poder comprar o produto a partir de dezembro. Os valores chegavam a 10 mil dólares. 

Via: Gamerant

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções