Créditos: Asus

Segundo Steam, fatia do mercado das GPUs NVIDIA continua aumentando

Série RTX 30 abocanha a 7.75% do mercado, enquanto GPUs AMD RX 6000 representam apenas 0.43%

O mercado de hardware vêm enfrentando dificuldades, com escassez e alta dos preços das GPUs AMD e NVIDIA. Uma pesquisa realizada pelo site Tom's Hardware com base em dados da Steam demonstra que, apesar das dificuldades, a NVIDIA aumenta sua representatividade no mercado das GPUs. A pesquisa revelou que a série RTX 30 abocanhou 7.75% do mercado, enquanto a série concorrente direta AMD RX 6000 representa apenas 0.43%.

Veja os requisitos mínimos e recomendados para rodar Far Cry 6 no PC

De acordo com a pesquisa, as três últimas gerações de GPUs NVIDIA e AMD representam quase 75% do mercado. Tanto Nvidia quanto a AMD abocanharam farias maiores do mercado com modelos de GPU mais antigos. Durante o mês de agosto, a série GTX 10 da Nvidia representou 26.54%, já a série RX 500 da AMD representou  4.77%. As GPUs RTX 30 representaram uma fatia do mercado de 7.75%, enquanto as GPUs RX 6000 ficaram com valores de 0.43%.


Tabela com a representatividade das GPUs no mercado (Créditos: Tom's Hardware)

Pela imagem acima é possível perceber que durante abril e agosto, as GPUs NVIDIA vêm conquistando espaço dentre os gamers. Em apenas 5 meses, a série RTX 30 passou de 3.69% para 7.75%. Já do lado AMD da força, percebemos uma discreta queda, com a exceção dos modelos de GPUs mais novos da linha RX 6000, que apresentaram crescimento modesto de 0.20% em abril para 0.43% em agosto

- Continua após a publicidade -

É necessário cautela para acreditar completamente nos dados, afinal a Valve não fornece detalhes sobre como as informações são coletadas

Foram coletados dados de GPUs com suporte ao DirecX 12. A escolha dessas GPUs aconteceu para facilitar o processo de apuração e eliminar alguns modelos de GPUs integrados em modelos antigos de CPUs Intel. Por causa disso, a soma dos valores das fatias do mercado não chega a 100%, pois alguns modelos ficaram de fora da pesquisa. É importante ressaltar que os dados representam apenas informações coletadas pela Steam, portanto podem apresentar alterações se comparadas com outros bancos de dados

Jared Walton, um dos autores da pesquisa realizado pelo Tom's Hardware, afirma ser necessário cautela para acreditar nos dados encontrados no banco de dados da Steam. Afinal, a Valve não fornece maiores detalhes sobre como as informações são coletadas. Apesar disso, é possível notar que uma parcela dos gamers está adquirindo novo hardware, mesmo com os preços elevados. Pelo pesquisa podemos projetar que em uma situação normal, possivelmente veríamos uma inversão dos valores, onde os modelos mais novos de GPUs teriam uma fatia ainda maior do mercado, talvez até superiores se comparados com GPUs de três gerações atrás.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Toms Hardware
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.