Créditos: SK Hynix

Memórias DDR5 devem chegar 30% mais caras que a atual geração, diz pesquisa

Diferente de estimativas anteriores, a tecnologia deve ganhar força a partir de 2024

Está chegando o momento em que os módulos de memória RAM DDR4 serão substituídos por DDR5. A mudança deve começar, timidamente, ainda este ano, com a expectativa de que, a partir do ano que vem, tenha um crescimento maior no mercado. Porém isso vai ter um preço. É esperado que as memórias DDR5 cheguem custando 30% mais que as atuais DDR4.

A nova geração de memória RAM vai começar a preencher o mercado no ano que vem, com predominância acima das memórias DDR4 esperado para 2023. De acordo com a TrendForce, empresa de pesquisa de mercado, as memórias DDR5 chegarão custando 30% mais a partir do próximo ano e empresas OEMs "não têm interesse em adotar a tecnologia no ano que vem".

Apesar da adoção das memórias DDR5 no ano que vem no mercado DIY, é esperado que a tecnologia ganhe força mesmo a partir de 2023, além de refletir a alta nos preços em relação a atual tecnologia. Já outra empresa de pesquisa de mercado, Omdia, estima que, em 2024, a tecnologia estará presente em 43% no mercado.

Os números mudam de tempos em tempos. Em junho, noticiamos aqui uma pesquisa que indicava a presença das memórias DDR5 em mais de 50% já em 2023, com predominância quase que total entre 2025 e 2026. A mesma pesquisa sugere, ainda, que ano que vem a tecnologia já teria uma participação em torno de 25% no mercado.

- Continua após a publicidade -

As maiores fabricantes de memória, Samsung e SK Hynix, já fizeram sua parte e estão com a tecnologia pronta esperando pelo lançamento de plataformas que ofereçam suporte, além de várias fabricantes já terem anunciados seus modelos. Os processadores Intel Alder Lake devem chegar em algum momento neste semestre oferecendo suporte à tecnologia. Já a AMD deve fazer o mesmo a partir do ano que vem.

As memórias DDR5 terão largura de banda máxima de 6.400 Mb/s, o dobro dos módulos DDR4, além da capacidade de até 64GB por chip, quatro vezes mais que a atual tecnologia. O consumo também será menor, de 1.2V das memórias DDR4 para 1.1V para a nova geração. Toda essa evolução, sem nenhuma dúvida, tem seu preço. Principalmente quando seu desenvolvimento passa por um período tão turbulento como o atual.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Sam Mobile, The Lec
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.