Créditos: Reprodução/ Linux

Kernel Linux 5.14 é lançado com suporte ao Raspberry Pi 400 e melhorias para USB4 e GPUs AMD

Atualização chega uma semana após o Linux completar 30 anos
Por Luiz Schmidt 01/09/2021 14:36 | atualizado 01/09/2021 14:40 Comentários Reportar erro

O Linux, maior sistema operacional de código aberto do mundo, completou 30 anos no dia 25 de agosto. No último domingo, dia 29, a atualização Kernel Linux 5.14 foi apresentada ao mundo com inúmeras novidades. O sistema do Pinguim recebeu suporte ao Raspberry Pi 400, Sony Xperia 1 e 5 e suporte aprimorado para USB4 e GPUs AMD.

30 anos do Linux! Veja a trajetória, curiosidades e tretas do sistema

Dias antes do lançamento do Kernel Linux 5.14, uma atualização de 17 IDs PCI AMD no driver DRM do Kernel Linux já indicava que a atualização estava a caminho. Linus Torvalds, criador do sistema operacional, divulgou a atualização com uma mensagem divertida aos usuários.

Vocês ainda devem estar ocupados com as festas de gala, bailes à fantasia e todos os demais eventos do 30º aniversário, mas em algum momento vocês devem ficar cansados do brilho, dos fogos de artifício e do champanhe. Esse vestido de gala ou beca não são a coisa mais confortável do mundo. As celebrações continuarão por mais algumas semanas, mas talvez vocês precisem de uma folga. Para quando isso acontecer, eu tenho exatamente o que você precisa — um novo kernel para testar e usufruir. Por que o 5.14 está aí, apenas esperando vocês botarem a mão na massa e se lembrarem sobre o significado dessas festividades. - Linus Torvalds


Página para download do novo Linux (Créditos: Reprodução/Luiz Fernando Schmidt)

O Kernel Linux 5.14 adiciona suporte ao Raspberry Pi 400, antes o teclado/PC não era compatível com o Linux devido a problemas com os drivers. A nova versão também recebeu inúmeras melhorias para USB4 e Thunderbolt 4, com destaque para compatibilidade com o recurso hot-unplug para GPUs AMD Radeon. A atualização permite que dispositivos sejam desconectados enquanto o sistema é executado sem causar Kernel Panic (A versão "Tela Azul da Morte" do Linux). Além disso, o Kernel Linux 5.14 também adiciona suporte aos smartphones Sony Xperia 1, 1II, 5 e 5 II.

- Continua após a publicidade -

O arquivo com detalhes e contribuições dos usuários para a atualização, está disponível na íntegra aqui. Para entusiastas do sistema operacional, é possível baixar a nova atualização no site oficial do Kernel Linux.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TudoCelular
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.