Créditos: WCCFtech

AMD Radeon RX 6900 XTX terá 18 Gbps e clock mais rápido, superando a RTX 3090 [RUMOR]

A suposta GPU deve ser baseada no chip Navi que equipa a RX 6900 XT LC

Enquanto a AMD se prepara para lançar sua nova geração de GPUs baseadas em RDNA 3 no ano que vem, ela ainda deve espremer mais um pouco dos chips baseados em RDNA 2 e lançar uma GPU mais rápida que a existente topo de linha Radeon RX 6900 XT da empresa e a rival NVIDIA GeForce RTX 3090.

De acordo com o leaker CyberPunkCat, além de mostrar uma imagem, que parece sair desses slides de apresentação, e algumas informações, a placa de vídeo em questão será mais forte por conta de alguns ajustes nas frequências do chip gráfico e das memórias. A RX 6900 XTX deve ser baseada na variante Navi 21 XTXH.

A Radeon RX 6900 XTX deve ter um poder de fogo de 24.93 TFLOPs. Para efeito de comparação, a RX 6900 XT chega a 23.04 TFLOPs com o boost clock de 2.250 MHz. Para a RX 6900 XTX chegar a esse número de TFLOPs, é estimado um boost clock de 2.435 MHz, 8% de ganho em cima da atual topo de linha.

- Continua após a publicidade -

A outra mudança seria nas memórias de vídeo. A imagem indica que a placa de vídeo em questão deve ter memórias operando a 18 Gbps, contra os 16 Gbps da RX 6900 XT. A RX 6900 XTX continuaria com 16 GB GDDR6, mas com largura de banda de 576 GB/s, um aumento de 12.5% sobre a GPU referência.

Não seria novidade dizer que todas essas mudanças iriam impactar no consumo dessa placa de vídeo. Enquanto que o modelo referência baseado no chip Navi 21 XT tem um TBP de 300W, acredita-se que a suposta Radeon RX 6900 XTX chegaria a 350W com o aumento de frequência e memórias mais rápidas.

Na verdade já existe um modelo Radeon usando a variante Navi 21 XTXH, que é a RX 6900 XT LC (Liquid Cooled) e é uma placa de vídeo para sistemas montados (OEM). Mesmo que esteja escrito "Expandindo a família AMD RDNA" na imagem, nada nos garante que não seja outro modelo OEM e acabe não chegando para venda em varejo.

Com a Radeon RX 6900 XT brigando diretamente com a GeForce RTX 3090, é esperado que o incremento nesse chip (Navi 21 XTXH) deve distanciar a AMD da NVIDIA na briga pelo topo. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.