Créditos: Reprodução/ Hardware

Preços de placas de vídeo voltam a subir, contrariando expectativa de normalização

Recente pesquisa de preços revelou que preços das placas de vídeo da AMD e NVIDIA elevaram até 9%
Por Luiz Schmidt 30/08/2021 14:36 | atualizado 30/08/2021 14:44 Comentários Reportar erro

Indo na contramão de expectativas recentes, os preços das GPUs AMD RX 6000 e NVIDIA RTX 3000 estão subindo. De acordo com uma pesquisa de mercado realizado pelo site 3DCenter, o preço dos produtos NVIDIA teve acréscimo de 9%, enquanto no lado da AMD o aumento foi ligeiramente inferior, atingindo até 6%.  

A elevação recente nos preços coloca as placas de vídeo em um patamar ainda mais elevado de custo, que vêm subindo há bastante tempo. Atualmente o preço das placas de vídeo AMD está 64% acima do MSRP (Preço Sugerido pelo Fabricante), enquanto da NVDIA está 59% acima do valor sugerido pela fabricante.


Gráfico mostra recente elevação nos preços das placas de vídeo da NVIDIA e AMD (Créditos: 3DCenter)
 

O aumento recente ainda está longe do pico nos preços que tivemos durante o mês de maio, como podemos observar pelo gráfico. Mesmo assim, o anúncio recente que a TSMC irá aumentar o custo de produção dos chips, é um forte indício de que nos próximos meses o preço do hardware pode continuar subindo. 

TSMC irá aumentar em 10% custo de fabricação de chips 7nm

Segundo o site DigiTimes, a TSMC tem planos de reajustar custo de fabricação de seus wafers que utilizam processo de 7nm em até 10%, enquanto processos de wafers de 16nm ou maiores pode chegar até 20% para encomendas feitas a partir de dezembro de 2021. Mesmo que empresas como AMD e NVIDIA decidam absorver parte da alteração dos custos nos chips da TSMC, é muito provável que a alteração chegue ao consumidor final. 

- Continua após a publicidade -

Mesmo anúncios positivos como os recentes cortes de preço dos consoles Xbox e também do Playstation 5, correm o risco de serem afetados pelo anúncio da TSMC. Já que ambos os consoles utilizam chips de 7nm em seus processos de fabricação. Mesmo que a Sony já tenha confirmado a implementação de chips de 6nm para o Playstation 5, é difícil afirmar como o anúncio da TSMC irá afetar completamente o universo dos consoles. De qualquer forma, a elevação nos preços das placas de vídeo é um forte indicativo de meses complicados para quem busca atualizar o hardware do seu PC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Techpowerup, 3DCenter
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.