Créditos: Divulgação AMD

AMD inclui 17 novos IDs PCI de GPUs Navi 21, 22 e 23 no kernel Linux: atualização a caminho?

Rumores apontam que empresa deve lançar modelos feitos em um nó de 6 nm

É esperado que a AMD traga novas placas com base na arquitetura RDNA 2, mas essas placas devem ser apenas uma atualização dos modelos existentes trazendo um design aprimorado e um pouco mais de eficiência e desempenho. Mas até então essa possível novidade é apenas um rumor, mas a própria AMD pode ter confirmado isso através do kernel do Linux.

Isso porque os engenheiros da fabricante enviaram a última rodada de patches para o driver DRM do kernel do Linux AMDGPU, que adiciona 17 novos IDs PCI na lista enorme de IDs já presentes no driver. Apesar de ser um número considerável de novos IDs, é bastante fácil de saber qual GPU eles representam, isso porque a própria fabricante mostra isso nos patches.

Começando pela Navi 21 (Sienna Cichlid) que adiciona cinco novos SKUs aos sete que já existiam, sendo eles: 0x73A5, 0x73A8, 0x73A9, 0x73AC, 0x73AD. O Navi 22 SKU (Navy Flounder)  atualmente já conta com quatro IDs no driver, agora a empresa adicionou mais cinco: 0x73DA, 0x73DB, 0x73DC, 0x73DD, 0x73DE. Por último, a empresa está listando a mais sete IDs para Navi 23 (Dimgrey Cavefish) que estão se juntando às quatro já existentes, sendo elas: 0x73E8, 0x73E9, 0x73EA, 0x73EB, 0x73EC, 0x73ED, 0x73EF.


Créditos: Reprodução / Freedesktop

Infelizmente as únicas informações que temos sobre essas novidades são esses novos IDs de PCI adicionados pela AMD ao kernel Linux. Essa novidade não necessariamente pode significar que a empresa vai lançar novos modelos ou atualização das suas GPUs Navi, mas ela também pode estar adicionando eles para modelos que estão passando por testes de engenharia.

- Continua após a publicidade -

Mas, como apontado pelo portal VideoCardZ, rumores apontam que a empresa realmente está se preparando para lançar três GPUs Navi 3X e trazer versões atualizadas de algumas GPUs, que seriam feitas usando um nó de fabricação de 6 nm. Junto com isso, o site Tom’s Hardware salienta que o lançamento tão tardio de PCI ID ao driver do kernel Linux costuma significar o lançamento de GPUs adicionais, isso porque as alterações foram enviadas e estão prestes para entrar no kernel Linux principal com o suporte do software se tornando oficial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Freedesktop, Tom's Hardware, VideoCardZ
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.