Créditos: Facebook/Vince Lucido

Kingpin mostra placa-mãe EVGA X570 DARK para CPUs Ryzen com foco em overclock

Em comparação com a Z590 Dark da Intel, houve uma troca de dissipador de cobre para alumínio

A EVGA havia anunciado em junho que estaria se juntando a AMD para a criação de sua primeira placa-mãe para socket AM4. E não seria uma qualquer, já que o primeiro modelo está sendo desenvolvido com o nome Kingpin envolvido, nome mais conhecido entre as placas de vídeo entusiasta para NVIDIA. A EVGA X570 Dark deve ser o nome para overclock em CPUs Ryzen.

A placa-mãe para AMD é uma X570, chipset topo de linha para a linha Ryzen. Depois de ter publicado uma foto da parte de trás da placa-mãe EVGA Dark X570, dessa vez, Vince Lucido (Kingpin) publicou uma foto frontal da mainboard, mesmo que sem nenhum detalhe extra mencionado.

Na publicação em seu Facebook, ele chama a placa de "Monster AMD OC", e é o máximo de informação que temos até agora. Como se trata de uma EVGA Dark, não dá para esperar menos do que o que existe de melhor em overclocking.

A placa-mãe segue com um design bastante parecido com o modelo Intel Z590 anunciado no começo do ano. A placa continua com cores escuras no PCB, no cover do painel traseiro e dissipadores de alumínio, diferente do cobre da versão da Intel. Ao que parece, LED não vai ser muito presente nesse modelo, talvez somente na logo X570 Dark no cover.

- Continua após a publicidade -

A EVGA não economizou em heatsink para o sistema de energia, já que o foco desse modelo é o overclock e dissipação de calor naquela região é muito importante. A troca do dissipador de calor de cobre da Intel para alumínio da AMD pode ser meramente estética, ou pode indicar que os CPUs AMD Ryzen demandam menos energia que os Intel Core Rocket Lake.

No topo da placa-mãe fica dois slots de memória DDR4. Essa posição de slots é comum em placas entusiastas criadas para overclock extremos. Além disso, sair de quatro para dois slots aumenta a possibilidade de um OC maior e mais estável por ter menos caminho para os dados percorrerem, segundo o Tom's Hardware.

No canto direito ficam os monitores para debug de erros e botões de dedicados de power e reset. Mais abaixo, conexões padrões viradas para um melhor manuseio dos cabos. O painel traseiro oferece bastante portas USB, portas ethernet e seis portas de áudio, além de duas antenas WiFi.

- Continua após a publicidade -

Ao que parece, a EVGA reciclou o projeto da Z590 Dark para essa X570 Dark, claro que com as devidas configurações próprias de cada fabricante de processador. Assim como o modelo da Intel, este modelo para AMD também não tem data de lançamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.