Créditos: Neowin

Asus ativa TPM 2.0 em placas para CPUs Intel de 6ª e 7ª geração suportando Windows 11

A atualização vai contra a própria lista de suporte da Microsoft
Por Raphael Giannotti 27/08/2021 07:17 | atualizado 27/08/2021 10:27 Comentários Reportar erro

O termo TPM 2.0 já deu o que falar quanto apareceu junto do anúncio do Windows 11. Logo a Microsoft disponibilizou uma lista com as gerações de processadores que estariam aptos a receberem o novo sistema operacional da Microsoft. Fora isso, muitas fabricantes de placas-mãe começaram a se mexer para atualizar suas BIOS e oferecer suporte à mudança, como é o caso da Asus agora.

O que intriga nessa atualização de firmware da Asus é que agora o suporte se estende aos processadores Intel Core de 6ª e 7ª gerações que estão fora do suporte oficial da Microsoft. Até o momento, a dona do Windows estava testando a compatibilidade dos CPUs Skylake e Kaby Lake da Intel, com o suporte inicial começando na 8ª geração.

O mesmo acontece do lado da AMD. A atualização de firmware da Asus se estende para a família de chipset 300 (A320, B350 e X370), mesmo que a Microsoft não tenha estendido o suporte para Ryzen 1000. Porém sabemos que é possível usar processadores Ryzen de segunda geração nessas placas-mãe, e esses CPUs estão listados oficialmente.

Entre os chipsets atualizados da Intel está a Z270, topo de linha para o socket LGA1151. Segundo o site Neowin, a Asus já estava atualizando a BIOS das ROG Z270 com a firmware 1501. Em alguns modelos como a Z270F Gaming, a mesma firmware está identificada como "versão beta" e está "em testes finais antes do lançamento oficial".

- Continua após a publicidade -

Em placas-mãe como a Maximus IX Formula, que já tem a última versão da BIOS, tem a seguinte descrição: Suporta Windows 11 por padrão, nenhuma mudança de configuração necessária na BIOS". Enfim, o novo firmware vai habilitar o TPM, ou no caso da Intel, PTT (Platform Trust Technology) para a instalação do Windows 11.

Já que agora a Asus está atualizando chipsets que não fazem parte da lista oficial de suporte da Microsoft ao Windows 11, pode ser que as outras fabricantes entrem de carona e comecem a disponibilizar suas BIOS atualizadas também. Existe a possibilidade de que a dona do Windows tenha mudado a lista de hardware (pelo menos internamente) e ainda não tornou a informação pública.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.