Créditos: Tom's Hardware

Samsung muda componentes do SSD 970 EVO Plus por escassez de matéria-prima

A mudança causa perda de desempenho similar ao caso da WD
Por Raphael Giannotti 27/08/2021 07:30 | atualizado 27/08/2021 08:36 Comentários Reportar erro

Depois de noticiarmos que a Western Digital mudou componentes na fabricação de um de seus SSDs, o que causou perda de desempenho, não demorou muito para a Samsung entrar para o seleto grupo. Um youtuber chinês parece ter sido o primeiro a achar a mudança óbvia de componentes do SSD 970 Evo Plus, já que até as embalagens mudaram.

Em março, a Samsung estava enfrentando a falta de fabricação de controladores. A Texa, empresa que fabrica seus controladores, teve que parar todo o processo de fabricação em fevereiro. A situação pode ter forçado a Samsung a trocar os componentes.

A Samsung, que não é besta nem nada, mudou o número de identificação dos modelos já na própria caixa, além do data sheet com informações técnicas. Em nível de hardware, a Samsung equipou a nova revisão do SSD 970 Evo Plus com maior cache. Enquanto que a versão original tinha 42GB, a nova versão vem com 115GB, de acordo com informações mostradas no HD Tune Pro.

- Continua após a publicidade -

Porém, assim como aconteceu com o SSD da WD, quando a memória pSLC Cache (pseudo-SLC Cache) fica cheia, há uma queda de desempenho de quase 50%. Quando os 42GB de cache da versão original são preenchidas, não causa muita perda (1.750 MB/s para 1.500 MB/s). Já na nova revisão, essa queda é muito maior: de 2.500 MB/s para 800 MB/s quando os 115GB de SLC cache é preenchido.

O modelo 970 Evo Plus original usa o controlador Samsung Phoenix (S4LR020). A versão revisada deste ano, por outro lado, usa o controlador Elpis (S4LV003). Este último controlador é o mesmo usado no modelo de SSD superior da marca, o 980 Pro. Mesmo que este controlador tenha sido criado para interface PCIe 4.0 x4, ele oferece suporte ao PCIe 3.0 4x. Em tese, o 970 Evo Plus agora é como o 980 Pro, mas sem a velocidade de PCIe 4.0.

Já o uso de componentes, como memória flash, continua o mesmo entre os dois modelos. A nova revisão usa módulos K9DUGY8J5B-CCK0, o mesmo usado no modelo original. As versões de firmware sofreram alterações.

- Continua após a publicidade -

Nos testes de benchmarks feitos pelo youtuber, a nova revisão do Samsung 970 Evo Plus entregou desempenho misto, mas com os maiores resultados ficando para a versão original. As imagens dos testes mostram que a nova versão opera em temperaturas maiores, mesmo que não fica claro qual a temperatura ambiente dos testes ou até mesmo o gabinete usado. Em testes de transferência de dados, é possível ver a nova revisão com desempenho menor também.

Mesmo que a Samsung tenha identificado os modelos diferentes por suas caixas e até informações técnicas em seus data sheet, a alteração na memória cache levou a marca pro mesmo rumo que a Western Digital. A troca de componentes não é algo exclusivo da situação com a crise de falta de componentes causada pela pandemia, mas se tornou mais recorrente recentemente. Fabricantes como Adata, Patriot, Crucial e a mencionada WD estão entre os listados que tomaram a decisão depois da pandemia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.