Créditos: Western Digital

Mudança em SSD da Western Digital reduz velocidade em quase 50%

A causa é o uso de memória NAND flash diferente

Uma mudança na fabricação do popular SSD Western Digital Blue SN550, lançado em 2019, resultou em perda de desempenho, segundo o site Expreview. A nova versão fabricada em julho deste ano mudou as memórias flash usadas e está afetando o desempenho quando a memória cache está cheia.

A versão atual do WD Digital Blue SN550 alcança velocidade de escrita de 390 MB por segundo depois da memória cache ficar completamente cheia. Essa velocidade é bem inferior comparado com as versões anteriores, que alcançavam cerca de 610 MB por segundo, segundo o Tom's Hardware.

Ambas versões do SSD tem o mesmo controlador e o ocorrido se dá pelo uso de NAND flash inferior. Uma das causas para a mudança nos componentes pode ser a falta de semicondutores, crise global principalmente por conta da pandemia. Um SSD que começou sua fabricação antes dessa crise usava componentes diferentes dos que são fabricados hoje. O problema mesmo, como aponta o Tom's Hardware, é não deixar o consumidor sabendo dessa mudança.

Segundo o site, marcas como Adata, Patriot e Crucial mudaram os componentes de seus SSDs mais populares recentemente. Depois do achado do site Expreview, parece que a Western Digital é a nova integrante desse grupo. E o pior é que nenhuma nem chegou a mudar a informação nas caixas ou algo do tipo.

- Continua após a publicidade -

O SSD WD Blue SN550 usa um controlador SanDisk (20-82-01008-A1) e NAND flash Sandisk com identificação 60523 1T00. O modelo comprado pelo site foi fabricado no dia 28 de julho de 2021 e carrega um número de identificação NAND flash diferente (002031 1T00). Além dessa mudança física, o novo modelo vem com uma nova versão de firmware também.

O benchmark feito pelo site Expreview revelou que ambas versões do WD Blue SN550 entregam desempenho similar enquanto a memória cache não está cheia. O site não disponibilizou os resultados com a versão anterior, mas o Tom's hardware diz que, em seus testes, o WD Blue SN 550 atingiu 610 MB/s em transferência de 100GB. A nova revisão com cache cheio, então, teria desempenho similar ao modelo inferior, WD Green SN350.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.