Créditos: Asus

Dono de placa-mãe Asus atualiza a BIOS com firmware ASRock adicionando suporte aos CPUs Zen 3

O corajoso não estava muito preocupado em perder uma Asus ROG Crosshair VI
Por Raphael Giannotti 25/08/2021 12:19 | atualizado 25/08/2021 12:21 Comentários Reportar erro

Quando se trata de PC, o famoso "deu ruim" é fácil de executar, até quando se tem experiência. Atualizar a BIOS de uma placa-mãe com firmware diferente é bastante perigoso, mas nesse caso aqui, parece que deu certo. O dono de uma placa-mãe X370 habilitou o suporte aos CPUS AMD Zen 3 nesse chipset.

O relato aconteceu no fórum da Asus ROG, já que a placa-mãe que recebeu a BIOS diferente é uma Asus ROG Crosshair VI X370. A geração de chipset 300-series não tem nenhum suporte aos processadores AMD Ryzen 5000, já que todos são baseados em Zen 3. O feito foi possível, usando o firmware de uma ASRock B450 Pro4 R2.0 e um comando específico.

Inicialmente, o suporte aos CPUs baseados em Zen 3 aconteceria somente em placas-mãe da série 500. Logo depois do anúncio, que não foi bem recebido, principalmente por aqueles que haviam adquirido uma B450 ou X470, a AMD voltou atrás e anunciou o suporte à série 400 de chipset.

- Continua após a publicidade -

A ASRock trouxe suporte aos CPUs Zen 3 nas placas-mãe série 400 através de uma nova firmware e, de acordo com o responsável pelo feito, a versão 4.50 que chegou à B450 Pro4 R2.0 da ASRock funciona nas ROG Crosshair VI também. Segundo ele, a versão 4.80 habilita a tecnologia Smart Access Memory da AMD na placa-mãe da Asus para aqueles que só querem essa função.

Nunca é recomendado usar firmware de placas-mãe diferentes, principalmente quando são de famílias de chipset e marcas diferentes. Isso pode levar, inclusive, a inutilizar todo o sistema por incompatibilidade óbvia. Até a parte visual da interface é criada para cada modelo especificamente. Então, algo do tipo tem tudo para dar errado. Caso queira tentar por conta e risco, os passos são: 

  • Baixar o firmware do site da ASRock
  • Criar um drive com boot
  • Copiar a firmware para o drive usado
  • Baixar AFUDOS (um utilitário para instalação) e copie para o drive
  • Faça o boot e atualize a BIOS usando o comando "afudosnameofrom.rom /gan" (/gan força a BIOS a escrever mesmo que os códigos não batam)

Até o momento, não houve nenhum relato de que isso possa inutilizar a placa-mãe que está recebendo o firmware diferente. A primeira pessoa a arriscar isso não devia se importar muito com sua X370 e estava disposto a assumir os riscos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.