Créditos: Divulgação Samsung

Samsung revela módulos de memória DDR5 de até 512 GB e 7.2 Gbps

Novidade da empresa é capaz de alcançar de ter o dobro de capacidade e de velocidade
Por Willian Ferreira 23/08/2021 09:33 | atualizado 23/08/2021 22:16 Comentários Reportar erro

No ano passado fomos apresentados para os futuros avanços das memórias RAMs com a revelação oficial do DDR5, que traz melhorias incríveis em velocidade de leitura, capacidade e desempenho. Desde então algumas fabricantes vêm revelando seus primeiros pentes de memória com essa tecnologia. Agora foi a vez da Samsung mostrar um pouco sobre as novas memórias DDR5-7200, que são focadas para serem usadas em data center.

A novidade da empresa chama a atenção pelo novo design de DRAM que conta com oito camadas de funções em cada chip, sendo elas feitas em 8-Hi TSV (Through-Silicon-Vias). Cada um desses stack mede apenas 1,0 mm de altura e, ao todo, um pente da nova memória RAM da empresa conta com 20 chips de memórias armazenados em dois canais principais. Além disso, essas camadas possuem a tecnologia DDR5 TSV que, junto com a técnica de manuseio de wafer fino, são capazes de reduzir a lacuna entre as matrizes em 40%.

Essas novas tecnologias empregadas nas memórias Samsung DDR5-7200 levam o modelo a apresentar avanços bastante consideráveis, principalmente se comparado ao DDR4. Operando nas frequências básicas, a fabricante avisa que os seus novos pentes de memória RAM conseguem alcançar velocidades de até 7.2 Gbps com uma tensão elétrica de 1,1V.


Créditos: Divulgação Samsung

Ao todo a Samsung fala que suas novas memórias conseguem apresentar um desempenho até 40% maior, com velocidades até 2.2 vezes mais rápidas, conseguindo ter o dobro de memória e com uma voltagem 0,92x menor se comparado ao DDR4. Outro recurso presente no modelo da empresa é o recurso de PMIC (Power Management In-Chip), que é capaz de oferecer uma eficiência de barramento 18% maior que a tecnologia anterior.

- Continua após a publicidade -

Há ainda algumas outras tecnologias empregadas no pente que são importantíssimas para o seu funcionamento, como a interconexão livre de erros para TSVs e uma capacidade melhorada para o resfriamento com um fluxo de ar mais baixo. 

A Samsung anunciou que os novos pentes de memória RAM DDR5-7200 para data center virão com um limite de 512GB DDR5, mas a fabricante falou que não irá parar por aí. A gigante sul-coreana sugeriu que futuramente deve criar pentes de memória RAM para servidores de próxima geração com capacidades de Terabyte, algo que deve acontecer em um futuro próximo, principalmente porque ela acredita que o DDR5 será o principal padrão computacional a partir de 2023 ou 2024.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Samsung, WCCFTech
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.