Créditos: WCCFtech

GPUs com arquitetura AMD RDNA 4 devem ser fabricadas em 3nm e 5nm [RUMOR]

Diferentes tamanhos seria por conta do design MCM dos chips
Por Raphael Giannotti 21/08/2021 15:18 | atualizado 23/08/2021 09:32 Comentários Reportar erro

Enquanto que as placas de vídeo com a microarquitetura RDNA 2 da AMD não completaram nem um ano, os rumores já apontam sobre a quarta geração dessa tecnologia. Greymon55 já é um leaker conhecido e vez e outra aparece por aqui e, segundo ele, os chips RDNA 4 serão fabricadas em processos de 3nm e 5nm.

Enquanto que as Radeon RX 7000 serão equipadas com RDNA 3, a quarta geração dessa microarquitetura deve equipar as "Radeon RX 8000". Estamos falando de algo que não está nem no roadmap oficial da AMD, mas sabemos que essas empresas de tecnologia sempre estão um passo (ou vários) a frente da tecnologia disponível.

A microarquitetura RDNA 4 irá fazer parte da série de GPUs Navi 4x, com a topo de linha sendo a Navi 41, segundo um vazamento de um ano atrás. Este rumor sugeria que a AMD continuaria a usar RDNA por pelo menos mais duas gerações, ou seja, até RDNA 4. Oficialmente, a AMD não esboçou nenhuma intenção de ir além da terceira geração RDNA até o momento.

- Continua após a publicidade -

A divisão no processo de fabricação (3nm e 5nm) se refere ao die I/O e aos chiplets e seus tamanhos diferentes dentro do encapsulamento da GPU. Nos chips Navi 4x com MCM significa que os dies para os gráficos seriam feitos em 3nm e 5nm para o die I/O que conecta os dies para gráficos. Nas próximas GPUs usando RDNA 3, este processo será de 5nm e 6nm respectivamente.

Um outro rumor sugere que a microarquitetura RDNA 3 estará presentes nos chips Navi 31 e 32 com a Navi 33 usando uma versão atualizada de RDNA 2. Para o lineup de Navi 4x, parece que a AMD pretende usar RDNA 4 em todos os diferentes chips que irão compor a série Radeon RX 8000.

A AMD começou a usar a microarquitetura RDNA nas placas de vídeo Radeon RX 5000 em um processo de fabricação de 7nm. A geração seguinte, Radeon RX 6000, usa RDNA 2 e também fabricada em 7nm. A primeira mudança será para as Radeon RX 7000 com 5nm e 6nm como mencionado antes. Enquanto que as GPUs RDNA 3 são esperadas para o ano que vem, não existe nenhuma estimativa para a chegada das "Radeon RX 8000".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.