Créditos: Divulgação | Netflix

Xadrez ganha status de eSport e cresce durante a pandemia

O Gambito da Rainha, da Netflix, também aumentou a popularidade da tradicional atividade

O xadrez é uma atividade tradicional e conhecida por diversas gerações. É um jogo que pode unir avós, pais e filhos em disputas que exigem raciocínio estratégico e saber antecipar as possíveis ações dos seus adversários.

Com o advento do isolamento social, muitas pessoas tentaram descobrir novos jeitos de passar o tempo, já que não podiam sair de casa e se encontrar com os amigos facilmente.

A série da Netflix chamada de "O Gambito da Rainha", que foi muito bem recebida pelo público, ao ser lançada, ainda em 2020, conseguiu conquistar mais de 62 milhões de espectadores.

Veja o trailer desta produção disponível no serviço de streaming:

Resultando deste grande sucesso, um bem-vindo efeito colateral foi observado: o site Chess.com, um dos domínios virtuais mais conhecidos quando o assunto é xadrez, recebeu mais de 100 mil novos usuários diariamente após a estreia da minissérie.

- Continua após a publicidade -

Em março do ano passado, com o fatídico início da pandemia, outro aumento considerável de pessoas interessadas nessas disputas foi observado - algo em torno de 378 mil novos jogadores.

Já na Twitch, uma plataforma muito conhecida pelo público gamer, registrou um crescente interesse por assistir streams com disputas do jogo de tabuleiro. Mais de 21 milhões de horas assistidas foram observadas,

Aproveitando este grande aumento de popularidade, alguns jogadores de xadrez offline, como Hikaru Nakamura, Grão-mestre dos Estados Unidos e pentacampeão, entrou para a Team SoloMid (TSM), um nome conhecido para os fãs de eSports. E um pouco antes, Qiyu Zhou, Grã-mestre canadense nascida na China, foi contratada pela Counter Logic Gaming (CLG).

E, claro, um brasileiro também aproveitou este cenário em acelerada expansão. Krikor Mekhitarian, membro do seleto grupo de 14 Grão-mestres brasileiros, foi contratado pela FURIA (equipe muito conhecida pela comunidade de Counter-Strike: Global Offensive) em novembro de 2020.

- Continua após a publicidade -

Apesar da grande popularidade conquistada e ampliada após os acontecimentos do ano passado, os praticantes de Xadrez não acreditam que o segmento online irá substituir as disputas presenciais.

Obviamente, em um momento delicado como este, competir pela internet é uma forma de se divertir e de continuar praticando diariamente. Após este período conturbado, é esperado o retorno dos eventos offline em grande quantidade no futuro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: bitniks.com.br
Assuntos
Tags
  • Redator: Guilherme Pinheiro

    Guilherme Pinheiro

    Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então. Passou por diversas gerações de consoles, do NES até o PlayStation 5.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.