Créditos: Reprodução/AMD

Soquete AMD AM5 não terá suporte a PCIe 5 de acordo com vazamento da Gigabyte

Documentos da fabricante foram divulgados na internet após ataque ransomware
Por Felipe Freitas 20/08/2021 18:27 | atualizado 20/08/2021 18:28 Comentários Reportar erro

Surgiu no site Tech Powerup uma suposta imagem de um documento da Gigabyte em que mostra que os soquetes AM5 não terão suporte para a PCIe 5.0. Os documentos têm como origem, de acordo com o site, o ataque ransomware sofrido pela fabricante taiwanesa e são (eram), obviamente, confidenciais. 

AMD foi a primeira empresa a oferecer suporte ao PCI-Express de 4ª Geração, mas se o documento da Gigabyte for verdadeiro, ela perderá a "corrida" da quinta geração do PCI-Express para a Intel, que confirmou suporte para a tecnologia ontem. O diagrama mostra 28 canais para PCIe Gen4, sendo quatro para a comunicação do chipset, 16 para o conector dedicado à placa de vídeo, quatro para o slot M.2 NVMe e quatro para uma expansão SATA.

O diagrama mostra também suporte à memória DDR5 em dual channel, assim como a rival Intel também já confirmou para os seus processadores Alder Lake, a próxima geração do time azul. Também é possível ver no diagrama do soquete AM5 que haverá compatibilidade com DisplayPort 2.0.

Informações sobre o Ryzen 7000/Zen 4

- Continua após a publicidade -

A nova família dos CPUs Ryzen terá litografia de 5nm e, segundo vazamentos, a AMD utilizará o sistema de soquete LGA, o mesmo utilizado pela sua rival Intel. O possível LGA 1718 do AMD Ryzen 7000 "Raphael" terá 1.718 contatos, um aumento de 29% em relação ao soquete AM4.

AMD lançará duas linhas de Ryzen em 2022: a Ryzen 6000, processadores que são baseados na arquitetura Zen 3 (praticamente um upgrade dos Ryzen 5000) com cache 3D e a família de processadores de codinome Raphael. A linha mainstream para desktops CPUs Zen 4 deve chegar com gráficos integrados, assim como a Intel já faz. Os Ryzen 7000 terão iGPU baseada em RDNA 2.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tech Powerup
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.