Índice do Artigo

AMD

Soquete AMD AM5 não terá suporte a PCIe 5 de acordo com vazamento da Gigabyte

Soquete AMD AM5 não terá suporte a PCIe 5 de acordo com vazamento da Gigabyte
Créditos: Reprodução/AMD

Conteúdo Relacionado
intel/intel-vai-sortear-uma-das-primeiras-placas-de-video-intel-arc/" title="Intel vai sortear uma das primeiras placas de vídeo Intel Arc">
Intel vai sortear uma das primeiras placas de vídeo Intel Arc

Intel

Intel vai sortear uma das primeiras placas de vídeo Intel Arc

Surgiu no site Tech Powerup uma suposta imagem de um documento da Gigabyte em que mostra que os soquetes AM5 não terão suporte para a PCIe 5.0. Os documentos têm como origem, de acordo com o site, o ataque ransomware sofrido pela fabricante taiwanesa e são (eram), obviamente, confidenciais. 

AMD foi a primeira empresa a oferecer suporte ao PCI-Express de 4ª Geração, mas se o documento da Gigabyte for verdadeiro, ela perderá a “corrida” da quinta geração do PCI-Express para a Intel, que confirmou suporte para a tecnologia ontem. O diagrama mostra 28 canais para PCIe Gen4, sendo quatro para a comunicação do chipset, 16 para o conector dedicado à placa de vídeo, quatro para o slot M.2 NVMe e quatro para uma expansão SATA.

O diagrama mostra também suporte à memória DDR5 em dual channel, assim como a rival Intel também já confirmou para os seus processadores Alder Lake, a próxima geração do time azul. Também é possível ver no diagrama do soquete AM5 que haverá compatibilidade com DisplayPort 2.0.

Informações sobre o Ryzen 7000/Zen 4

A nova família dos CPUs Ryzen terá litografia de 5nm e, segundo vazamentos, a AMD utilizará o sistema de soquete LGA, o mesmo utilizado pela sua rival Intel. O possível LGA 1718 do AMD Ryzen 7000 “Raphael” terá 1.718 contatos, um aumento de 29% em relação ao soquete AM4.

AMD lançará duas linhas de Ryzen em 2022: a Ryzen 6000, processadores que são baseados na arquitetura Zen 3 (praticamente um upgrade dos Ryzen 5000) com cache 3D e a família de processadores de codinome Raphael. A linha mainstream para desktops CPUs Zen 4 deve chegar com gráficos integrados, assim como a Intel já faz. Os Ryzen 7000 terão iGPU baseada em RDNA 2.

Via: Tech Powerup

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções