Índice do Artigo

Nvidia

[RUMOR] NVIDIA GeForce 4000 "Lovelace" chega em 2023

[RUMOR] NVIDIA GeForce 4000 "Lovelace" chega em 2023
Créditos: WCCFTech

De acordo com perfil do Twitter @Greymon55, conhecido por vazar diversas informações da indústria de hardware, novas GPUs Nvidia baseadas na microarquitetura em 5nm AD102 Ada Lovelace devem ser reveladas entre fim de 2021 e começo de 2022, com janela de lançamento para 2023

Ainda de acordo com @Greymon55, produção em larga escala muito provavelmente será iniciada, no mais tardar, no segundo semestre de 2022, o que possibilitaria tranquilamente um lançamento para o mercado doméstico em 2023. 

Apesar da Nvidia ter saído na frente no quesito de tecnologias inovadoras para GPUs domésticas, a AMD vem entregando placas de vídeo extremamente competentes, lembrando que os consoles de nova geração todos utilizam GPUs AMD e permitem Ray Tracing, e a geração RDNA 3 promete ser ainda mais eficiente, seja no campo de Ray Tracing, quanto do AMD FidelityFX Super Resolution.

Como as GPUs AD102 Ada Lovelace que utilizarão processo de 5nm da TSMC serão o carro chefe das placas Nvidia Geforce RTX 4000 voltadas para o mercado consumidor doméstico, e irão competir diretamente com as placas AMD Radeon RX 7000 com RDNA 3 o incremento de desempenho das GeForce RTX 3000 para as GeForce RTX 4000 precisa ser bem considerável para enfrentar as promessas que sua principal concorrente vem fazendo para suas próximas GPUs.

Vale ressaltar que o rumor trata apenas das novas GPUs Nvidia voltadas para o mercado consumidor doméstico, mas o próprio @Greymon55 já levantou rumores de que as GPUs para servidores, AI e computação de alto desempenho (HPC), Hopper, deve chegar ao mercado no meio de 2022.

Nenhuma das duas microarquiteturas, Hopper e Ada Lovelace recebeu ainda um anuncio oficial, mas se os rumores levantados estiverem corretos, é bem provável que ao menos a janela de anúncio das sucessoras da Nvidia Volta de Nvidia GeForce RTX 3000 estejam próximos.

 

Via: Wccftech, Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções