Créditos: AMD

DisplayPort 2.0 pode chegar em nova geração de placas de vídeo AMD Radeon RDNA3

Nova conexão da suporte para displays em até 10K em 60 Hz

A atualização de drivers de GPUs da AMD para Linux Kernel mais recente (do dia 16) listou suporte para a conexão DisplayPort 2.0, o que sugere que a empresa deve estar trabalhando em implementar o novo padrão de conexão de vídeo na sua nova geração de placas de vídeo RDNA 3, que deve ter os primeiros modelos lançados no ano que vem.

O novo padrão de conexões foi anunciado ainda em 2019, mas sofreu atrasos em sua implementação especialmente por conta da pandemia. O DisplayPort 2.0 consegue transferir 20 Gbit/s em cada linha, o que deixa a conexão com uma largura de banda total de 80 Gbit/s


Atualização de drivers de GPU da AMD no Linux (Imagem: Videocardz/Reprodução)

Essa capacidade de transferência de dados quase três vezes maior que o DisplayPort 1.4 torna possível a compatibilidade com imagens em até 10K em 60 Hz ou 4K em até 144 Hz. Isso se a imagem não sofrer nenhum tipo de compressão, porque esses resultados podem ser ainda mais impressionantes de a Didplay Stream Compression (DSC) estiver em uso. 

As informações mostradas na mais recente atualização dos drivers de gráficos da AMD para Linux mostra que a empresa está começando a planejar a implementação de DisplayPort 2.0 em seu hardware. No entanto, a atualização não menciona em que geração Radeon o novo padrão de conexão será implementado, mas podemos imaginar que seja nas placas de vídeo RDNA 3 que devem chegar no ano que vem. 

- Continua após a publicidade -

A evolução do DisplayPort nos mostra um movimento inicio de transição do 4K para resoluções maiores. Nessa nova geração de consoles com o Xbox Series X e PlayStation 5 nós temos compatibilidade com resoluções 4K em até 120 fps. No entanto, algumas fabricantes como a Samsung já estão ultrapassando essa barreira de resolução e lançando modelos de displays comerciais em 8K.

Para saber mais sobre isso, você pode assistir ao vídeo abaixo em que tentamos rodar jogos em 8K na Samsung Neo QLED com ajuda do FSR e do DLSS:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp, Videocardz Fonte: Freedesktop
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.