Créditos: Reprodução/TechTudo

Você pode usar um emulador para jogar jogos de PS1 em 4K nos Xbox Series X|S

Também é possível fazer overclock da CPU emulada para atingir até 60 fps nos jogos

Na última segunda-feira (16) o canal Modern Vintage Gamer no youtube publicou um vídeo mostrando como é possível jogar títulos de PlayStation 1 no Xbox Series S em 4K usando o emulador DuckStation. O canal já havia mostrado que o console é compatível com outros emuladores, mas esse se destaca pela possibilidade de upscaling e outros recursos interessantes.

Essa notícia não é exatamente uma novidade, já que o próprio Modern Vintage Gamer já havia mostrado como o Xbox Series S é capaz de rodar até emuladores mais exigentes, como de Nintendo Wii, Nintendo GameCube, SEGA Dreamcast e até do PlayStation 2. No entanto, o youtuber ressalta como o emulador de PlayStation 1 (DuckStation) se sai bem no console rodando os jogos em 4K e até 60 fps sem muita dificuldade.

Vale lembrar que para fazer o seu Xbox da nova geração rodar algum emulador, é necessário deixá-lo no modo de desenvolvedor primeiro. Depois disso, você pode instalar o DuckStation no console e carregar os jogos. Para que o DuckStation funcione corretamente, você também vai precisar de uma imagem de BIOS para carregar no emulador.

Vale destacar que tanto as ROMs dos jogos quanto a imagem da BIOS podem ficar armazenadas em um dispositivo externo, como um pen-drive ou HD externo, então você não precisa se preocupar em ocupar o pequeno espaço do Xbox Series S com isso. 


Imagem: Modern Vintage Gamer/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Em seguida, o youtuber da destaque para uma das funções mais interessantes do DuckStation que é compatível com os consoles: o ajuste de escala de resolução dos jogos. Com isso, você pode ajustar os seus jogos de PS1 para escalar na esolução 4K. O emulador também conta com várias opções de filtros gráficos que podem melhorar um pouco o visual dos jogos antigos, mas que alguns usuários podem achar que tira o aspecto vintage de experimentar jogos clássicos. 

Também é importante mencionar o recurso de overclock da CPU emulada integrado no próprio DuckStation. Ao aumentar a porcentagem de overclock em 100%, o youtuber conseguiu jogar alguns jogos em 60 fps de forma estável e ainda na resolução 4K, o que faz disso uma das melhores experiências possíveis com um emulador de PS1.

Todos os testes no vídeo foram feitos no Xbox Series S, mas o processo funciona da mesma forma para o Xbox Series X. No entanto, o Adrenaline não testou esse procedimento, então não nos responsabilizamos por qualquer problema que possa ser ocasionado da instalação de emuladores no Xbox. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GamesRadar Fonte: Modern Vintage Gamer
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.