Créditos: AMD

Soquete AMD AM5 pode manter compatibilidade de coolers com soquet AM4

Documento vazado mostra que montagem do cooler será igual em ambas as plataformas

A AMD deve manter o uso dos coolers AM4 em seu novo socket, o AM5. É o que mostra um documento técnico vazado contendo informações sobre próximo socket da fabricante. Mesmo com a mudança de PGA (pinos no processador) para LGA (pinos no socket), os furos para montagem e o suporte estarão na mesma posição, por isso a possibilidade do uso do mesmo cooler em sockets tão diferentes.

O documento, que foi divulgado por TtLexington no Twitter, também mostra uma classificação por desempenho térmico dos CPUs AM5. São seis segmentos que vão desde 45W até 170W. A recomendação do próprio documento para o processador (pode ser mais de um, não se sabe ainda) de 170W é um liquid cooler de 280mm ou maior. Pelo visto, este pode ser um chip com altas tensões.

Outro segmento em que é recomendado algum cooler, é o de CPUs de 120W de TDP e é recomendado o uso de algum air cooler de tamanho mediano. Já os CPUs de 45W a 105W estão listados como SR1/SR2a/SR4 o que indica o uso de CPU cooler padrão para estes processadores, já que não devem demandar tanta refrigeração assim. A tabela mostra ainda a velocidade da rotação das fans dos coolers e parece que os CPUs de 120 e 170W podem vir sem cooler na caixa.

- Continua após a publicidade -

As imagens renderizadas criadas por "ExecutableFix" mostram o CPU AMD Ryzen 7000 de codinome "Raphael", que usará o socket LGA, com um IHS (ou heat spreader) bem parrudo, se comparado com o design da Intel. A possível explicação da escolha da AMD seria a necessidade de equilibrar o aquecimento entre os múltiplos chiplets. Lembrando que esse render não é uma imagem oficial e só nos resta especular.

O que sabemos até agora sobre os processadores a usarem o socket LGA AM5 da AMD é que serão baseados na microarquitetura Zen 4 e serão os sucessores da série Ryzen 5000 baseada em Zen 3. Os CPUs Raphael serão fabricados em 5nm e terá design de múltiplos chiplets, além de um IPC 25% maior que Zen 3 frequências na casa dos 5 GHz. Essa nova geração usará gráficos RDNA 2 e suporte para memórias DDR5 e PCIe 5.0.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.