Créditos: Shutterstock

Software de mineração ganha bypass sobre a limitação das GeForce RTX 30 LHR

GPUs da NVIDIA com Lite Hash Rate agora podem chegar até 70% de desempenho minerando Ethereum

Um software de mineração chamado NBMiner ganhou atualização para minimizar a limitação de hash rate imposta pela NVIDIA nas GeForce RTX 30 LHR. De acordo com o changelog da atualização, a aplicação restaura até 70% do desempenho em mineração das GPUS Ampere LHR. Os responsáveis pretendem, ainda, restaurar toda a capacidade de mineração destas placas de vídeo.

Na tentativa de tentar frear os mineradores que limparam os estoques das GeForce RTX 30, principalmente os que mineram Ethereum, a NVIDIA lançou versões LHR (Lite Hash Rate) para diminuir a eficiência em mineração dessa criptomoeda em GPUs que carregam o selo LHR. 

Sem nenhuma alteração, as GPUs Ampere LHR entregam metade do desempenho em mineração em relação as placas de vídeo normais. Com a nova atualização, usuários do NBMiner podem configurar para até 68%, conforme recomenda o desenvolvedor para ter estabilidade. Por enquanto, o bypass parcial funciona somente para o algoritmo de Ethereum, mas existe a possibilidade de outras criptos se beneficiarem também.

- Continua após a publicidade -

Depois da atualização, donos das placas de vídeo RTX 30 LHR postaram seus resultados usando o NBMiner. As GPUs mostradas nos testes são RTX 3080 Ti, RTX 3070 Ti e RTX 3060 Ti. Estas placas de vídeo conseguiram um desempenho próximo do que as GPUs citadas, mas não Ti, entregam.

A GeForce RTX 3080 Ti LHR chegou perto dos 80 MH/s, enquanto que a RTX 3080 normal entrega 90 MH/s. Já a RTX 3070 Ti LHR consegue alcançar cerca de 50 MH/s, e a RTX 3070 comum chega a 60 MH/s e, por último, as placas de vídeo de entrada da linha. A RTX 3060 Ti LHR alcançou 40 MH/s, contra os 50 MH/s da RTX 3060 normal.

Segundo a Ethereum Foundation, a cripto está em transição do modelo proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS)  com o objetivo de reduzir o uso de energia em até 99.95% e eliminar a dependência de placas de vídeo. A mudança deve acontecer entre o fim deste ano até o começo de 2022.

- Continua após a publicidade -

Nos últimos meses, temos noticiado quedas, ainda que tímidas, nos preços das placas de vídeo. Enquanto que os gamers aguardam esperançosos pela normalização da situação como era no período pré pandemia, notícias como essa só mostram que estamos longe de ver qualquer estabilidade entre as necessidades do PC gamer e mineradores pelo mundo.

Quadro RTX 4000: testamos a placa profissional!

Quadro RTX 4000: testamos a placa profissional!
Será que uma placa de vídeo profissional é melhor que um modelo gamer?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech, Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.