Créditos: Intel

Intel anuncia Arc, marca que irá concorrer com NVIDIA GeForce e AMD Radeon no mercado

Primeira placa de vídeo, Intel Arc Alchemist, chega no começo do ano que vem
Por Raphael Giannotti 16/08/2021 13:02 | atualizado 16/08/2021 16:57 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou hoje (16) sua nova marca para placas de vídeo dedicadas e GPUs para notebook: Intel Arc. O nome será usado em várias gerações diferentes e baterá de frente com NVIDIA GeForce e AMD Radeon, donas do mercado até então. A primeira placa de vídeo, com codinome "Alchemist" (conhecida como DG2 até agora), chega no primeiro trimestre de 2022.

Além de Alchemist, a Intel revelou que usará os nomes "Battlemage", "Celestial" e "Druid" em futuras gerações sob a marca Arc. A primeira geração será baseada na microarquitetura Xe-HPG (High Performance Graphics). Além desse segmento, outras variantes da arquitetura Xe irão compor esta família: Xe-LP para GPUs mais simples, Xe-HPC (High Performance Computing) e Xe-HP para servidores.

O vídeo de apresentação mostra o que seria a Intel Arc AlchemistGPU topo de linha da primeira geração a chegar no mercado no começo do ano que vem, rodando jogos AAA com efeitos de ray tracing e sua própria solução em supersampling, o que equivale ao DLSS da NVIDIA e FSR da AMD, além de upscaling de vídeo.

Anton Kaplanyan, o mais novo integrante da divisão de gráficos da Intel, garantiu que "todas as GPUs Intel Arc virão com total suporte ao DX12 Ultimate, incluindo mesh shading e ray tracing de alto desempenho". Ele ainda enfatiza que o supersampling da Intel Arc merece um anúncio separado.

- Continua após a publicidade -

"O Lançamento da marca Intel Arc e a revelação de gerações futuras significa o comprometimento continuo e profundo da Intel aos gamers e criadores (de conteúdo). Nós temos equipes fazendo um trabalho incrível para garantir que entreguemos experiências de primeira classe quando estes produtos estiverem disponíveis no começo do ano que vem", conta Roger Chandler, um dos responsáveis do grupo Intel Graphics.

A imagem que mostra as duas primeiras GPUs, disponibilizadas pela Intel, parecem ser as variantes DG2-128UE (Unidades de Execução) e DG2-512UE, como sugere o site Videocardz. Segundo o site, a foto bate com o que foi revelado por Raja Koduri em junho, que seria o chip para placa de vídeo topo de linha da primeira geração Intel Arc.

- Continua após a publicidade -

Muitos rumores acerca das novas placas de vídeo da Intel rondaram a internet nos últimos meses. Vimos, por exemplo, que a variante com 448UE pode concorrer com a GeForce RTX 3070 e Radeon RX 6700 XT. Se estes rumores estiverem certos e o chip maior da foto revelada hoje se tratar da variante com 512UE, poderemos esperar um desempenho similar a GeForce RTX 3080 e Radeon RX 6800.

Apesar de agora estar oficializado a briga da Intel contra NVIDIA e AMD no mercado de placas de vídeo, nenhuma informação sobre especificações técnicas foi revelada, o que nos deixa somente na imaginação em relação a tudo que já foi especulado com rumores até agora. 

Com o lançamento da Intel Arc Alchemist no começo de 2022, podemos esperar algum anúncio ainda esse ano mostrando, talvez, mais sobre a primeira geração de GPUs Intel Arc. Está oficialmente criada a expectativa em todo o mercado de hardware pelo fim do duopólio NVIDIA e AMD em placas de vídeo. Nos resta esperar os próximos capítulos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, The Verge, WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.