Créditos: Benjamin Lehman/Unsplash

Mais de 67 milhões de HDs foram enviados ao mercado no segundo trimestre de 2021; aponta relatório

Número recorde de armazenamento enviado soma 350 exabytes

Os velhos e tradicionais HDs não registravam um crescimento significativo de vendas há alguns anos, sem contar com a limpa nas lojas causada pela criptomoeda Chia. De acordo com um levantamento da Trendfocus, Seagate, Western Digital (WD) e Toshiba enviaram um número recorde de 350.7 exabytes ao mercado no segundo trimestre deste ano. A demanda foi, principalmente, de data centers e mineradores de Chia.

A Seagate segue liderando como a maior fabricante de HDs em unidades e exabytes enviados, mas a Western Digital conseguiu chegar perto da principal rival no período citado. A Toshiba ocupa seu terceiro lugar quietinha, mas com crescimento. As três fabricantes enviaram o total de 67.6 milhões de unidades entre abril e junho deste ano.

A maior fabricante de motores para HD do mundo, Nidec, estima que esse número seja em torno de 64 milhões de unidades, o que daria o mesmo valor em relação ao segundo trimestre de 2020. O Tom's Hardware ressalta que, das três fabricantes, somente duas divulgam os envios de unidade e exabytes, então o levantamento dos analistas é baseado no comportamento da indústria e os dados cedidos pelas fabricantes.

A líder no segmento, Seagate, enviou 28.17 milhões de unidades somando 152.3 exabytes no segundo trimestre de 2021, um aumento de 2.3% em relação ao primeiro trimestre. Apesar dos números da Western Digital serem menores (25.4 milhões de unidades e 148.43 exabyte), seu crescimento em relação ao primeiro trimestre foi significativamente maior com 9.2%.

- Continua após a publicidade -

Além do crescimento maior entre períodos, a WD também tem uma média de armazenamento por unidade maior. No segundo trimestre, essa média foi de 6.13TB contra os 4.72TB do primeiro trimestre. Já a Seagate ficou com 5.67TB por unidade, enquanto que a Toshiba teve uma média de 3.75TB de capacidade por HD. Outro número interessante é o de vendas de HDs de 3.5" para aplicações empresariais com 19.31 milhões de unidades e um aumento de quase 20% entre trimestres, valor recorde. 

Os HDs sem dúvidas são o maior gargalo atualmente levando em consideração a velocidade com que tudo acontece em hardware moderno. Porém o mercado de data centers ainda dependem deles, bem como os mineradores de Chia. E você, PC Gamer, usa HDs ou já migrou totalmente para SSDs? Conta aí.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.