Créditos: CuteWallpaper/Reprodução

Digital Foundry remasteriza trailer de Metal Gear Solid 2 da E3 de 2000 em 4K

Upscaling foi feito apenas a partir de inteligência artificial

No último domingo (15) o Digital Foundry publicou um vídeo em seu canal do youtube mostrando o trabalho de "remasterização" do clássico trailer de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty apresentado pela primeira vez na E3 de 2000. Foi usado uma tecnologia de upscaling por inteligência artificial que aumentou a resolução para 4K, aumentando a nitidez geral das cenas. 

É claro que na época o trailer parecia fenomenal, mas a qualidade das texturas e definição da imagem envelheceu muito para os padrões de 2021. Para tentar melhorar isso, o Digital Foundry usou uma tecnologia de inteligência artificial que, apesar de não dar um resultado perfeito, deixou algumas cenas muito menos "borradas" e com mais detalhes à vista. 

Vale destacar que não houve nenhum trabalho de modificação de texturas ou nos presets do jogo, tudo isso foi o resultado da análise de uma inteligência artificial que tentou ao máximo "adivinhar" quais pixels deveriam ser adicionados na cena de acordo com seu contexto. O resultado não é perfeito, mas é claramente melhor que a versão original. 

"O upscaling por IA está ganhando força na indústria de jogos por 'remasterizar' texturas e melhorar drasticamente as sequências de vídeo pré-renderizadas. Nesse vídeo, Rich coloca a tecnologia em uso para 'remasterizar' o trailer da estreia do clássico Metal Gear Solid 2 de Hideo Kojima na E3 2000."
- Digital Foundy

"O upscaling por IA está ganhando força na indústria de jogos por 'remasterizar' texturas e melhorar drasticamente as sequências de vídeo pré-renderizadas. Nesse vídeo, Rich coloca a tecnologia em uso para 'remasterizar' o trailer da estreia do clássico Metal Gear Solid 2 de Hideo Kojima na E3 2000."
- Digital Foundy


Imagem: Digital Foundry/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Como esperado desse tipo de remasterização, alguns objetos ganham uma boa nitidez mas outros ficam um tanto estranhos com o aumento de resolução, até por que eles não foram feitos para serem notados tão facilmente na época. De qualquer forma, você mesmo pode assistir ao vídeo comparativo e tirar suas próprias conclusões e até sentir uma boa dose de nostalgia no processo. 

Tecnologias de upscaling relacionadas a videogames estão sendo muito discutidas nas últimas semanas graças ao recente lançamento do FidelityFX Super Resolution, que chegou para rivalizar com o DLSS da Nvidia. Aliás, como estamos falando de jogos antigos em alta resolução, vale lembrar que o emulador open source de PlayStation 3 (RPCS3) foi o primeiro a receber suporte para o FSR da AMD. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Kotaku Fonte: Digital Foundry
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.