Créditos: Reprodução/NVIDIA

NVIDIA enganou a todos com uma versão deep fake do seu CEO? Não é bem assim

Vídeo da empresa fez muita gente acreditar que o “Jensen Huang” mostrado na GTC 2021 era um modelo em 3D. Mas será que isso é possível?

Nesta quarta-feira (11), a NVIDIA fez uma publicação em seu blog, na qual detalhou como ela utilizou diversas tecnologias, incluindo técnicas de Inteligência Artificial e softwares de renderização como Maya, para criar uma versão totalmente virtual do CEO da empresa, Jensen Huang. 

Essa espécie de “avatar” teria sido utilizada para apresentar parte da conferência GTC 2021 (GPU Technology Conference), realizada em abril deste ano. Segundo o post, o objetivo era surpreender a audiência e fazê-la questionar o quanto daquilo era real ou renderizado por computadores. 

A empresa ainda afirmou ter utilizado capturas faciais e corporais completas, combinadas com uma IA capaz de replicar os gestos mais utilizados por ele. Veja o vídeo explicando a tecnologia e mostrando os bastidores do processo de recriação de Jensen como um avatar:

Muita confusão sobre o tema

Pela forma como a informação foi divulgada, muitas contas no Twitter começaram a postar que a apresentação inteira tinha sido feita pelo modelo em 3D de Jensen Huang, o que gerou bastante confusão. 

- Continua após a publicidade -

Outro fator que não ajudou foi o fato de a NVIDIA ter divulgado imagens que misturam o Jensen real ao seu modelo virtual, mas de uma forma que não foi demonstrada durante a conferência. 

Esclarecendo o mistério

Na realidade, o CEO “de mentira” apareceu apenas em um trecho do vídeo, a partir da marca de 1 hora, 02 minutos e 40 segundos. Isso ocorre logo antes de Jensen se dissolver e de toda a cozinha ser destacada em pequenas partes tridimensionais. A informação foi confirmada à revista PC Magazine. Confira a apresentação:

Note que a partir desse instante Jensen só é mostrado bem de longe. Seus movimentos também não parecem naturais e praticamente não há movimento dos lábios. 

- Continua após a publicidade -

Apesar da sensação de “fake” deixada no ar, vale destacar que a NVIDIA tem trabalhado em tecnologias importantes para o cenário de computação gráfica e animação. Um exemplo é o Audio2Gesture, um programa que permite utilizar arquivos de áudio para aprimorar os gestos e a expressão facial de modelos em 3D. 

Outro exemplo é o Vid2Vid Cameo, uma tecnologia de Inteligência Artificial para livestreams que permite alterar a perspectiva de alguém, criar um avatar 3D animado em tempo real ou até mesmo economizar banda de internet durante as videochamadas, praticamente sem perda de qualidade:

Mas agora… Conta pra gente: você achou que essa versão “virtual” de Jensen Huang foi convincente o bastante? Deixe as suas impressões aqui embaixo nos comentários.

CEO da NVIDIA recebe prêmio por sua contribuição à indústria dos semicondutores

CEO da NVIDIA recebe prêmio por sua contribuição à indústria dos semicondutores
Jensen Huang irá receber a premiação Robert N. Noyce

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Mag, NVIDIA
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.