Créditos: Reprodução/AMD

AMD atinge 22,5% de participação no mercado de processadores x86

Marca representa a segunda melhor da AMD e a maior desde 2007

Se tem alguém que deve estar mais feliz que pinto no lixo nesse mês, esse alguém é Lisa Su. E claro, o resto dos funcionários da AMD também. A Mercury Research, empresa que realiza pesquisa de mercado sobre hardware, divulgou essa semana que o Lado Vermelho atingiu 22,5% de participação no mercado (market share) de processador x86.

Por mais que a rival Intel tenha 77,5% do market share, os resultados da AMD são, obviamente, bem recebidos e demostram uma evolução da empresa na disputa com a fabricante dos Intel Core. A última vez que a AMD atingiu um número tão grande foi em 2007, 14 anos atrás, quando meu primeiro PC tinha 3 anos (e sim, usava um processador AMD). Esses 22,5% se referem ao segundo trimestre do ano.

Apesar dos problemas de estoques que a AMD vem enfrentando com seus produtos, essa recuperação na participação no mercado se deve a evolução na qualidade dos seus processadores Ryzen, que teve a primeira geração baseada na arquitetura Zen lançada em 2017. A última geração de CPUs, baseada em Zen 3 chegou no ano passado, com a série Ryzen 5000.

O recorde de participação no mercado da AMD foi no quarto trimestre de 2006, quando atingiu 25,3%, basicamente um quarto, de presença. Nesse período, o Lado Vermelho contava com o Athlon 64 na batalha contra a Intel. Neste ano a AMD superou a Intel no número de processadores vendidos.

- Continua após a publicidade -

No dia 5 de agosto, a AMD quebrou consecutivamente o recorde no preço de suas ações, com os preços aumentando sem parar por cinco dias. Em um desses dias, o preço de uma ação chegou a custar 119 dólares. Hoje fechou em U$ 110,00, ainda um dos valores mais altos que a empresa já atingiu. Se os resultados da AMD continuarem positivos, imaginem como será o churrasco da firma no fim do ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer Fonte: Mercury Research
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.