Créditos: Slejven Djurakovic/Unsplash

Intel faz a maior parte dos pedidos de produção de chips em 3nm para TSMC

Expectativa é que a TSMC fabrique até 10 mil wafers no ápice da demanda

Intel realizou o maior pedido de fabricação em 3nm da TSMC, informa o veículo chinês UDN. A fabricação dos wafers, que trarão os chips da próxima geração Intel, iniciarão no segundo trimestre de 2022 na Fab 18b, localizada em Taiwan.

A produção em massa dos chips deve iniciar no meio de 2022, com a expectativa da fábrica da TSMC atingir a capacidade de 4 mil wafers em maio e 10 mil wafers por mês na sua capacidade máxima. Haja bolacha/biscoito em Taiwan! 

No início do ano já havia rumores de que a Intel buscaria um contrato de grande produção da TSMC para o processo de fabricação em 3nm. Esses novos chips serão utilizados não apenas para a nova geração de processadores Intel, mas também para a sua GPU Intel DG2. O investimento pesado na nova geração faz parte da busca da empresa de igualar a disputa com a AMD

Fonte: Magnus Engø/Unsplash

Tirando a placa de vídeo, os outros três produtos fabricados no processo de 3nm são os processadores do segmento de servidores e data centers.

- Continua após a publicidade -

É especulado que a produção seja dividida com a fabricação nas instalações da própria Intel. Há um rumor que diz que ela fez uma proposta de 30 bilhões de dólares pela GlobalFoundries, fabricante de semicondutores, para expandir a sua produção. A empresa de Santa Clara quer rivalizar com a Samsung e a própria TSMC na fabricação de chips.

Apesar dos planos de ter a TSMC como concorrente, a Intel já declarou que levaria a sua produção para outras fábricas se precisasse (união sinistra/Rivais sim, inimigos nunca). Pat Gelsinger, CEO da Intel, declarou em julho que espera mais um ou dois anos até a indústria ser capaz de atender toda a demanda.

Falando em rivais, o gigantes pedido da Intel impactará a sua concorrente AMD e a Apple, principal cliente da TSMC. A AMD já está passando com problemas de estoque nos chips de 7nm por causa da produção da TSMC. Estragar a cadeia de suprimentos do seu inimigo é um velha tática de guerra.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCF Tech
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.