Índice do Artigo

Hardware

Empresa especializada em HPC e mineração compra servidores com 223 mil GPUs

Empresa especializada em HPC e mineração compra servidores com 223 mil GPUs
Créditos: Carousel Industries

Conteúdo Relacionado
nvidia/nvidia-anuncia-gpu-rtx-a2000-para-uso-profissional-com-6gb-de-vram/" title="Nvidia anuncia GPU RTX A2000 para uso profissional com 6GB de VRAM">
Nvidia anuncia GPU RTX A2000 para uso profissional com 6GB de VRAM

Nvidia

Nvidia anuncia GPU RTX A2000 para uso profissional com 6GB de VRAM

A alemã Northern Data, empresa especializada em HPC (computação de alto performance) e mineração, adquiriu, pasmem, 24 mil servidores da empresa Block.one. Eles são equipados com processadores AMD Epyc, além de 223 mil GPUs da AMD e NVIDIA. A empresa espera que toda a montagem termine ainda neste trimestre estará espalhado pela Europa, em países como Holanda, Noruega e Suécia.

Com a aquisição, a nova infraestrutura da empresa tem mais poder computacional que o computador mais rápido do mundo, o japonês Fugaku. Em relação ao que era antes, a capacidade de processamento de todos os servidores será mais que o dobro, de 1.29 exaflops para 2.6 exaflops de FP32. A empresa garante que todo esse poderio será alimentado por energia renovável.

Segundo o anúncio da empresa, todos os milhares CPUs AMD Epyc somam mais de 500 mil núcleos (duvido o CPU-Z conseguir fazer essa conta). A compra custou 365 milhões de Euros, 195 milhões serão pagos em suaves prestações divididas em 12 meses, além de 170 milhões em ações.

A principal intenção da Northern Data é, obviamente, aumentar sua capacidade de atuação em HPC, mas também aumentar exponencialmente sua capacidade de mineração. Além disso, a empresa busca atuar em renderização, IA, aplicações em blockchain e internet das coisas para seus clientes.

Apesar dos impressionantes números, a Northern Data não especifica qual modelo de CPU AMD Epyc os servidores usam, nem quais modelos das centenas de milhares de placas de vídeo. Seria fácil imaginar que GPUs voltadas para HPC fossem as escolhidas, mas já que a empresa atua em mineração, poderiam ser placas de vídeos “comuns” para minerar Ethereum entre outras.

Como aponta o Tom’s Hardware, o número de GPUs em toda essa infraestrutura chega a ser 100 vezes maior do que o número de Radeon RX 6600 XT que chegaram para a rede de lojas Micro Center no lançamento. Em um cenário em que a falta de placas de vídeo, principalmente por conta da mineração (aliado à falta de componentes na indústria e a pandemia), é muita ostentação comprar esse tanto de GPU. 

Via: Tom’s Hardware, Northern Data

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções