Créditos: Carousel Industries

Empresa especializada em HPC e mineração compra servidores com 223 mil GPUs

Foram 24 mil servidores equipados com processadores AMD Epyc

A alemã Northern Data, empresa especializada em HPC (computação de alto performance) e mineração, adquiriu, pasmem, 24 mil servidores da empresa Block.one. Eles são equipados com processadores AMD Epyc, além de 223 mil GPUs da AMD e NVIDIA. A empresa espera que toda a montagem termine ainda neste trimestre estará espalhado pela Europa, em países como Holanda, Noruega e Suécia.

Com a aquisição, a nova infraestrutura da empresa tem mais poder computacional que o computador mais rápido do mundo, o japonês Fugaku. Em relação ao que era antes, a capacidade de processamento de todos os servidores será mais que o dobro, de 1.29 exaflops para 2.6 exaflops de FP32. A empresa garante que todo esse poderio será alimentado por energia renovável.

Segundo o anúncio da empresa, todos os milhares CPUs AMD Epyc somam mais de 500 mil núcleos (duvido o CPU-Z conseguir fazer essa conta). A compra custou 365 milhões de Euros, 195 milhões serão pagos em suaves prestações divididas em 12 meses, além de 170 milhões em ações.

A principal intenção da Northern Data é, obviamente, aumentar sua capacidade de atuação em HPC, mas também aumentar exponencialmente sua capacidade de mineração. Além disso, a empresa busca atuar em renderização, IA, aplicações em blockchain e internet das coisas para seus clientes.

- Continua após a publicidade -

Apesar dos impressionantes números, a Northern Data não especifica qual modelo de CPU AMD Epyc os servidores usam, nem quais modelos das centenas de milhares de placas de vídeo. Seria fácil imaginar que GPUs voltadas para HPC fossem as escolhidas, mas já que a empresa atua em mineração, poderiam ser placas de vídeos “comuns” para minerar Ethereum entre outras.

Como aponta o Tom’s Hardware, o número de GPUs em toda essa infraestrutura chega a ser 100 vezes maior do que o número de Radeon RX 6600 XT que chegaram para a rede de lojas Micro Center no lançamento. Em um cenário em que a falta de placas de vídeo, principalmente por conta da mineração (aliado à falta de componentes na indústria e a pandemia), é muita ostentação comprar esse tanto de GPU. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: Northern Data
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.