Créditos: Shutterstock

Intel Arrow Lake-P aparece em rumores com até 14 núcleos e GPU integrada com 2560 núcleos Xe

Os gráficos integrados podem ter uma performance equivalente a placas de vídeo de entrada

O canal AdoredTV no youtube publicou um vídeo na última segunda-feira (9) compartilhando algumas informações que o youtuber e leaker Jim havia coletado sobre a próxima geração de processadores Intel de codinome Arrow Lake-P. Modelos devem chegar no final de 2023 e podem ter até 14 núcleos híbridos e 2560 núcleos gráficos Intel Xe. A família Alder Lake vai competir diretamente com os Zen 5 da AMD e a próxima geração de SoCs da Apple.

A 15ª geração de processadores Intel Arrow Lake foi revelada oficialmente na primeira semana desse mês com apenas algumas informações preliminares. No entanto, o AdoredTV juntou alguns vazamentos sobre os novos processadores que indicam que eles devem contar com arquitetura híbrida com núcleos de alto desempenho (Lion Cove) e de baixo desempenho (Skymont) além de gráficos integrados Intel Xe.

Os processadores Arrow Lake-P devem contar com até 6 núcleos Lion Cove com hyperthread e 8 núcleos Skymount, o que nos deixa com um total de 14 núcleos e 20 threads. No entanto, os processadores Arrow Lake-S voltados para desktops podem contar com um total bem maior de até 40 núcleos e 48 threads.


Imagem: AdoredTV/Reprodução

Apesar da impressionante contagem de núcleos, um dos principais destaques da 15ª geração Intel Core está na configuração dos gráficos integrados. A linha Arrow Lake-P para dispositivos mobile deve contar com um total de 320 Unidades de Execução GT3, o que da um total de 2560 núcleos gráficos Intel Xe integrados no processador para notebooks.

- Continua após a publicidade -

Os rumores indicam que isso pode deixar os gráficos integrados com performance equivalente a uma placa de vídeo de entrada ou intermediária (algo entre uma 1050 e 1650 Super, talvez) o que seria bem impressionante. No entanto, vale lembrar que esses são apenas rumores bem iniciais e podem sofrer alterações ao longo do tempo.

Intel Core i7-12700K Alder Lake é encontrado em banco de dados

Intel Core i7-12700K Alder Lake é encontrado em banco de dados
Processador tem 12 cores conforme mostrado em vazamentos anteriores

Também vale pontuar que essas são as especificações dos melhores modelos da 15ª geração, então podemos esperar características modestas para os processadores e entrada e intermediários. Além disso, a GPU integrada vai ocupar bastante espaço do die (cerca de 80 mm²) então parece que a Intel está disposta a sacrificar isso para investir em um SoC com boa performance gráfica.

Por fim, vale destacar que os modelos Arrow Lake podem contar com cache adicional de forma semelhante á tecnologia de cache vertical anunciada pela AMD ainda esse ano. Para mais informações, vocês podem assistir ao vídeo completo do AdoredTV listado acima.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wccftech Fonte: AdoredTV
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.