
Acesso à Internet é restaurado no Egito
Após o bloqueio da Internet imposto pelo governo egípcio em resposta às manifestações da população contra o presidente Hosni Mubarak, os moradores do país voltaram a ter acesso aos serviços de comunicação.
Mensagens postadas em blogs e no Twitter pelos egípcios confirmam que o acesso à Internet foi restaurado no país, bem como a banda larga móvel 3G e os serviços dos aparelhos BlackBerry.
Ainda não se sabe se a decisão foi unilateral por parte das operadoras egípcias ou se o governo finalmente cedeu à pressão popular, conforme o site The Next Web. Por coincidência,os serviços retornaram no mesmo dia em que o exército do país mandou, através de alto-falantes e mensagens para dispositivos móveis, os manifestantes voltarem para casa. Conforme o site, isso apóia a teoria de que as comunicações foram restabelecidas para fazer com que as pessoas ficassem em suas residências.
A Internet, porém, ainda sofre alguns bloqueios. O Twitter, por exemplo, só pode ser acessado através de um proxy. Ontem, os egípcios passaram a mandar mensagens para a rede através de serviços de tweet por voz, discando para números internacionais. Até mesmo modems de acesso dial-up e faxes foram utilizados na tentativa de furar o bloqueio.
Qual os planos para hardware esse ano?