Créditos: Nvidia

Preços de placas Nvidia RTX 3000 está caindo mais que das AMD RX 6000

Mas queda pode estar atrelada a instabilidade de criptomoedas dos últimos dois meses
Por Daniel Trefilio 10/08/2021 10:14 | atualizado 10/08/2021 11:41 Comentários Reportar erro

Segundo pesquisa do site 3dcenter.org, as placas de vídeo mais novas das séries AMD Radeon RX 6000 e Nvidia GeForce RTX 3000 ainda estão sendo vendidas na Alemanha bem acima do preço sugerido de mercado, mas os preços já vem caindo desde maio, com maiores quedas na placas da Nvidia.

O site alemão fez um levantamento dos valores das novas séries Nvidia GeForce RTX 3000 e AMD Radeon RX 6000 desde o começo de 2021, apontando que em janeiro, placas já estavam entre 30% e 40% acima dos preços sugeridos de mercado (MSRP) com movimento de alta para ambas as marcas até começo de maio. O diferencial é que, quando as placas da AMD atingiram valores de até 214% do MSRP, elas já entraram em movimento de queda e aparentemente estabilizaram em torno de 155% do MSRP, enquanto os modelos da Nvidia tiveram um pico altíssimo entre 02 e 16 maio.

Créditos: 3dCenter.org

Os modelos Nvidia GeForce RTX 3000 chegaram a custar na Alemanha até três vezes o MSRP, atingindo essa marca num momento em que as AMD Radeon RX 6000 já estavam em movimento de queda de preços e após um equilíbrio entre as duas fabricantes de GPUs no inicio de julho, modelos do lado vermelho voltaram a subir em torno de 6% enquanto as GeForce RTX 3000 ficaram em torno de 10% mais baratas no mesmo período.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Nvidia

Muito da flutuação dos preços das novas placas de vídeo está atrelado a diversos fatores, mas geralmente o principal ainda acaba sendo a eficiência dessas GPUs em processos de mineração de criptomoeadas e as respostas tanto das fabricantes, buscando limitar essa eficiência sem gargalar o desempenho nas aplicações para as quais as placas foram desenvolvidas, quanto de governos de países como a China, que por concentrem a maior parte das fazendas de criptomoeda vêm criando medidas para regulamentar a atividade.

A própria especulação financeira velada, como atividade em redes sociais de grandes empresários, acaba afetando o valor das criptomoedas, por se tratar de um mercado extremamente volúvel, com margens para ganhos e perdas em questões de horas, e com operações executadas 24h por dia sem um fechamento de pregão.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Foxbit

Essa instabilidade fatalmente afeta também o preço das placas de vídeo, e apesar dos últimos dois meses terem sido de queda, o gráfico virou na última semana, e dependendo do movimento nos próximos meses isso pode afetar novamente valores das placas, já que há o indicativo das oscilações recentes tenham sido reflexo do mercado financeiro testando o fundo para voltar a um novo crescente a longo prazo.

Tanto Nvidia quanto AMD possuem o mercado de criptomoedas em seus radares, já pensando em produtos específicos para estes públicos, mas até essas GPUs específicas chegarem amplamente no mercado e com preços e desempenhos que justifiquem aos mineradores a adoção dessas novas GPUs em lugar dos modelos para jogos, o preço das placas de vídeo deve continuar oscilando, então o ideal é ficar sempre de olho nesses movimentos de queda.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's HARDWARE Fonte: 3DCenter
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.