Índice do Artigo

AMD

AMD já estava planejando o cache vertical há alguns anos, revela análise de 5900X

AMD já estava planejando o cache vertical há alguns anos, revela análise de 5900X
Créditos: AMD

Há alguns dias, o analista Yuzo Fukuzaki da TechInsights compartilhou por meio de uma publicação no Linkedin que, ao analisar o AMD Ryzen 9 5950X, percebeu que os processadores da geração Zen 3 já foram desenvolvidos para acomodar o cache vertical apresentado pela Lisa Su na Computex desse ano. Isso mostra como a fabricante já estava desenvolvendo a tecnologia há vários anos.

Fukuzaki encontrou alguns pontos para conexão de estruturas de cache acima do die. Ele percebeu esses pequenos pontos ao redor do die do Ryzen 9 5900X, que na verdade são conexões de cobre para acomodar mais SRAM sobre o CCD. Veja na imagem abaixo onde esses pontos foram encontrados:


Imagem: Linkedin/Reprodução

De acordo com a análise feita por Yuzo Fukuzaki, a AMD provavelmente passou o processo de desenvolvimento da nova tecnologia testando qual seria o melhor tipo de conexão para unir mais SRAM ao CCD, o que acabou levando a empresa a optar pelo TSV (trought-silicon-vias). 

O pessoal da TechInsights detalhou bastante como funciona a conexão por TSVs e Fukuzamochi compartilhou essas informações e sua publicação no Linkedin. Veja nas imagens abaixo:

Imagem: Linkedin/Reprodução


Imagem: Linkedin/Reprodução

  • Pich do TSV: 17?m
  • Tamanho do KOZ: 6.2×5.3 ?m
  • Número de TSVs estimado: cerca de 23 mil
  • Posição do TSV: entre M10-M11 (15 metais no total a partir de M0)

Enfim, isso mostra que a AMD já planejava construir processadores com cache vertical há muito tempo. Isso não é exatamente uma surpresa já que novas tecnologias como essa realmente demandam bastante tempo para desenvolvimento, mas é interessante perceber que já haviam indícios desse recurso nos processadores Zen 3.

Cache vertical 3D da AMD

Essa tecnologia foi anunciada inicialmente pela Lisa Su durante a apresentação da Computex da empresa que ocorreu no início de junho desse ano. O recurso permite que mais armazenamento SRAM seja “empilhado” diretamente sobre o CCD do processador para aumentar bastante a memória cache. Também foi mostrado como um protótipo de um Ryzen 9 5900X com 64 MB adicionais em 3D cache entregou cerca de 15% mais desempenho em games.

Via: Tom’s Hardware, Wccftech, Yuzo Fukuzaki

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções