Fim da distribuição do IPv4 é previsto para quinta-feira

Uma conferência de imprensa em Miami, na próxima quinta feira, deve ser palco do enterro do IPv4. Espera-se que lÁ seja marcada a última alocação de endereços do Internet Protocol Version 4 pela autoridade central que os designa.

O evento serÁ transmitido online e reunirÁ empresas sem fins lucrativos que coordenam o sistema de endereçamento da internet. A Internet Corporation for Assigned Names (ICANN), a Number Resources Organization, a Internet Architecture Board e a Internet Society devem participar.

A conferência deve ter foco específico na diminuição na oferta de endereços IPv4. A quantia total de 4,3 bilhões de endereços IPv4 estão perto do fim hÁ alguns anos, com avisos às empresas e aos provedores ISP de que deveriam começar a adotar o IPv6, nova geração do protocolo com um número virtualmente infinito de endereços disponíveis.

Os endereços IPv4 são alocados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA), uma parte da ICANN, em blocos de 16 milhões de endereços. Hoje, todos os blocos jÁ foram alocados, exceto 5, que devem ser distribuídos, um para cada, entre os cinco registros de Internet regionais (RIRs).

Uma vez que os RIRs recebam os últimos blocos, eles continuarão podendo designar estes endereços para empresas locais e ISPs, mas não poderão mais fazer solicitações para a IANA. Por estas restrições, alguns dos RIRs devem apertar ainda mais as regras para cessão de endereços.


Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.