Créditos: Divulgação/ADATA

ADATA revela memória RAM DDR5 XPG com velocidades insanas de até 12.600 MT/s

Modelos anunciados hoje chegam a ser quase 3 vezes mais rápidos do que os módulos DDR4 atuais, com o dobro da capacidade

A ADATA realizou um evento online hoje (05), chamado Xtreme Innovation, no qual revelou uma série de novos produtos focados em alto desempenho e no mercado gamer, sob a marca XPG. Entre os anúncios, o que mais se destacou foi o da nova linha de memórias RAM DDR5, com velocidades que chegam até às 12.600 MT/s (Mega Transferências por segundo).

Essa frequência supera com folga os atuais módulos de memória RAM do tipo DDR4, que normalmente operam entre 2.400 e 4.400 MT/s. O salto chega a quase 3x, o que faz desses módulos os mais rápidos anunciados até o momento. 

Com isso, a ADATA promete um aumento considerável de desempenho em tarefas como carregamento de arquivos, aplicativos e operações multitarefa. Os jogos também devem se beneficiar diretamente da tecnologia, que possibilitará taxas de frames mais constantes e uma velocidade de leitura dos dados bem superior. 

 RAM DDR5 XPG

Além do salto de velocidade, outra mudança importante está na capacidade de memória, que chegará a 64 GB por módulo (dobrando a quantidade que temos com os pentes do tipo DDR4). 

- Continua após a publicidade -

As memórias XPG DDR5 trabalham em tensões que variam entre 1.1V e 1.6V, prometendo uma eficiência energética mais alta, além de serem compatíveis com o padrão ECC para correção de falhas durante a operação. 

Nova linha de produtos para gamers

A ADATA ainda aproveitou o evento para anunciar uma série de outros produtos, incluindo os ultrabooks XPG XENIA 14 Gaming Lifestyle e XPG XENIA 15 Gaming Lifestyle Ultrabook. Também foram mostrados o headset PRECOG Aero, a fonte Cybercore e diversos modelos de SSDs de última geração, com velocidades de leitura e gravação superiores a 7.000 MB/s. 

Uma novidade curiosa foi o XPG GRIT Training Software. Ele utilizará Inteligência Artificial para detectar as fraquezas dos jogadores e melhorar o desempenho deles, como se fosse um coach virtual. Por ora, o software será limitado a jogos de FPS, mas a XPG planeja expandir a tecnologia para outros gêneros. Assista ao evento completo abaixo:

Velocidade das memórias: MT/s ou MHz?

Muitas fabricantes de memória RAM têm utilizado a unidade de Mega Transferências por segundo (Mega Transfers per second, ou MT/s) para especificar as velocidades dos módulos, em substituição ao número em Megahertz (MHz). 

- Continua após a publicidade -

A unidade MT/s denota a quantidade de ciclos efetivos realizados por segundo. Na teoria, isso facilita a leitura das especificações, já que o padrão DDR (Double Data Rate) trabalha sempre com o dobro de operações em relação ao clock. 

Uma memória DDR4 do tipo 3200, por exemplo, opera a um clock real de 1.600 MHz, o que pode causar certa confusão em quem não está acostumado com o funcionamento dos PCs.

Quando as memórias DDR5 serão lançadas?

Apesar de revelar os módulos de memória XPG com especificações de cair o queixo, a ADATA não comentou absolutamente nada a respeito dos preços, nem da data de lançamento.

Segundo os anúncios mais recentes, as memórias do tipo DDR5 já estão sendo produzidas em massa e devem chegar ao mercado até o fim de 2021, com velocidades a partir dos 4.800 MT/s. Inclusive, muita gente vem comentando que a tecnologia vai demorar alguns meses para maturar. Isso significa preços mais altos e velocidades mais baixas no lançamento. 

Acredita-se que a primeira linha de processadores a utilizar a tecnologia DDR5 será a Intel de 12ª geração, Alder Lake, com lançamento aguardado entre outubro e dezembro. A AMD deve utilizar a tecnologia com a sua linha AM4, mas as datas ainda não foram confirmadas (havendo a possibilidade de o lançamento ficar para 2022). 

Intel Z690 chega em 2021 com DDR5, AM5 trará a tecnologia para AMD em 2022

Intel Z690 chega em 2021 com DDR5, AM5 trará a tecnologia para AMD em 2022
A partir do fim deste ano, as novas placas podem começar a chegar com as novas memórias

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: ADATA
Tags
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.