Índice do Artigo

Intel

Placa de vídeo Xe-HPG DG2 aparece no Geekbench com frequência de 2200 MHz

Placa de vídeo Xe-HPG DG2 aparece no Geekbench com frequência de 2200 MHz
Créditos: Intel

Ainda ontem (2) um cadastro vazado no Geekbench mostrou alguns detalhes sobre a futura placa de vídeo da Intel Xe HPG da família DG2 com 128 Unidades de Execução, mostrando que o chip gráfico consegue alcançar uma frequência de operação de 2200 MHz. Modelo seria o mais básico da nova geração de placas de vídeo.

A página do Geekbench mostra vários detalhes do sistema composto por um já conhecido Intel Core i5-11400T acompanhado de uma placa de vídeo denominada de Intel(R) Xe Graphics com 128 Unidades Computacionais, memória de 4.67 GB e com frequência máxima de operação de 2200 MHz, o que fez o sistema alcançar um resultado geral nos testes do OpenCL de 13710.


Imagem: Geekbench/Reprodução

Os rumores mais recentes indicam que a Intel deve lançar cerca de 5 modelos diferentes de placas de vídeo com níveis diferentes de performance. O mais básico desses modelos deve contar com 128 UEs enquanto o mais potente deve ter 512 UEs

Vale destacar que essas informações vazadas podem estar completamente erradas. No entanto, esse suposto aumento na frequência de operação entre os chips DG1 e DG2 pode indicar que a empresa conseguiu otimizar seus chips para operarem com maiores frequências, até para aproveitar da maior disponibilidade de energia e sistemas de resfriamento mais robustos.

Voltando para as informações mostradas no Geekbench, o site Tom’s Hardware comparou os resultados mostrados com os de um sistema baseado em um Intel Xe DG1 e um i5-11400F e 8 GB de RAM ao invés de 16 GB (para desempatar a diferença entre as CPUs).

Comparando os resultados em cada teste individualmente, o pessoal do Tom’s Hardware percebeu que houve uma vantagem entre 25% e 175% para o Intel DG2. No entanto, o resultado final saiu com vantagem para o DG1, o que mostra como as pontuações do Geeckbench não são um bom parâmetro para fazer um comparativo adequado entre placas de vídeo.

Em resumo, temos uma pista de que a nova geração de chips gráficos Intel Xe pode manter frequências mais altas de forma mais estável, no entanto, não temos muita noção de como isso vai efetivamente afetar no desempenho do sistema. Resta esperar por mais informações vazadas de outras fontes ou até mesmo por alguma divulgação oficial da Intel.

Via: Tom’s Hardware, Geekbench

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções