Créditos: Intel

Placa de vídeo Xe-HPG DG2 aparece no Geekbench com frequência de 2200 MHz

Modelo mais básico de 128 UE já pode ter um clock bem elevado

Ainda ontem (2) um cadastro vazado no Geekbench mostrou alguns detalhes sobre a futura placa de vídeo da Intel Xe HPG da família DG2 com 128 Unidades de Execução, mostrando que o chip gráfico consegue alcançar uma frequência de operação de 2200 MHz. Modelo seria o mais básico da nova geração de placas de vídeo.

A página do Geekbench mostra vários detalhes do sistema composto por um já conhecido Intel Core i5-11400T acompanhado de uma placa de vídeo denominada de Intel(R) Xe Graphics com 128 Unidades Computacionais, memória de 4.67 GB e com frequência máxima de operação de 2200 MHz, o que fez o sistema alcançar um resultado geral nos testes do OpenCL de 13710.


Imagem: Geekbench/Reprodução

Os rumores mais recentes indicam que a Intel deve lançar cerca de 5 modelos diferentes de placas de vídeo com níveis diferentes de performance. O mais básico desses modelos deve contar com 128 UEs enquanto o mais potente deve ter 512 UEs

Vale destacar que essas informações vazadas podem estar completamente erradas. No entanto, esse suposto aumento na frequência de operação entre os chips DG1 e DG2 pode indicar que a empresa conseguiu otimizar seus chips para operarem com maiores frequências, até para aproveitar da maior disponibilidade de energia e sistemas de resfriamento mais robustos.

- Continua após a publicidade -

Voltando para as informações mostradas no Geekbench, o site Tom's Hardware comparou os resultados mostrados com os de um sistema baseado em um Intel Xe DG1 e um i5-11400F e 8 GB de RAM ao invés de 16 GB (para desempatar a diferença entre as CPUs).

Placa de vídeo Intel DG2 pode ser lançada na CES 2022, sugere rumor

Placa de vídeo Intel DG2 pode ser lançada na CES 2022, sugere rumor
Responsável pelo rumor diz ter obtido a informação com uma pessoa da Intel

Comparando os resultados em cada teste individualmente, o pessoal do Tom's Hardware percebeu que houve uma vantagem entre 25% e 175% para o Intel DG2. No entanto, o resultado final saiu com vantagem para o DG1, o que mostra como as pontuações do Geeckbench não são um bom parâmetro para fazer um comparativo adequado entre placas de vídeo.

Em resumo, temos uma pista de que a nova geração de chips gráficos Intel Xe pode manter frequências mais altas de forma mais estável, no entanto, não temos muita noção de como isso vai efetivamente afetar no desempenho do sistema. Resta esperar por mais informações vazadas de outras fontes ou até mesmo por alguma divulgação oficial da Intel.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: Geekbench
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.