Créditos: Reprodução/Nvidia

Queda nos preços das memórias DRAM estabilizarão os preços das GPUs

Perda de interesse nas criptomoedas reduziu a demanda de memórias GDDR6
Por Felipe Freitas 03/08/2021 08:40 | atualizado 03/08/2021 10:35 Comentários Reportar erro

"Não é a notícia que merecemos, mas é a notícia que precisamos". Há meses muita gente espera pelo "preço justo" das placas de vídeo, com uma queda acentuada para poder realizar o upgrade no seu setup ou, como no meu caso, finalizar o seu PC. Ao que tudo indica, não teremos um aumento nos valores das GPUs para o próximo trimestre. Tudo "graças" às criptomoedas.

As memórias DRAM estão sofrendo uma queda de preço devido à perda de interesse dos investidores em Bitcoin e Ethereum. E essa derrubada de valores está afetando principalmente as memórias de vídeo como GDDR6 e GDDR5. Melhor para nós e para as fabricantes. Tô certo ou tô errado? Essa informação vem da TrendForce, empresa do ramo de pesquisa de mercado para componentes eletrônicos.

A tendência, segundo a TrendForce, é que os preços das placas de vídeo não aumentem no próximo trimestre. O melhor, claro, seria que elas abaixassem. Mas a escassez de silício não acabará tão cedo. Então melhor olhar o copo meio cheio agora do que ver o triplo do preço de tabela nas GPUs

Como a Ethereum é minerada utilizando placas de vídeo, é natural que a queda nos investimentos impactasse a sua "picareta" e os seus componentes. Mineradores de Ethereum na China já começaram a vender suas GPUs após as medidas do banco central chinês dificultar o uso da ETH nos bancos. Antes dessa ação do país, a criptomoeda já apresentava uma queda. Para as placas de vídeo apresentarem uma redução nos preços, é necessário não apenas um aumento na sua produção e disponibilidade de silício mas também a queda dos preços das cripto

- Continua após a publicidade -

As memórias do tipo GDDR6 também são utilizadas nos consoles da Sony e Microsoft. Por mais que o Xbox tenha batido recorde de vendas no primeiro semestre, isso pode ter uma relação mais com estoque sobrando do que com uma fabricação elevada. Quem busca um console também se beneficia da queda dos preços das memórias.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCF Tech
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.