Créditos: Reprodução/Steam

Linux passa marca de 1% de usuários da Steam pela primeira vez em anos

Resultado foi divulgado na Steam Survey de julho; GTX 1060 segue como a placa mais usada

Pela primeira vez desde 2018 os usuários do sistema operacional Linux passaram de 1% dos gamers ativos na Steam. O recorde ainda é de 2%, também de 2018, ano em que a Valve lançou a tecnologia Proton, que permitiu que milhares e milhares de usuários da Steam conseguissem jogar o que quisessem pelo SO do Pinguim.

Desses 1% de jogadores que usam o Linux, a versão Ubuntu 20.04.2 LTS de 64 bit é usada por 0,19%. Na sequência, Manjaro Linux e Arch Linux fecham o pódio do sistema operacional de código aberto com 0,11% e 0,10%, respectivamente. Um segundo lugar bem disputado. Recentemente, a Steam anunciou o seu computador/console portátil , o Steam Deck, que terá como sistema operacional o SteamOS, baseado em Arch Linux. O anúncio do console com SO baseado em Linux poderia levar outros pessoas a testarem o sistema para saber o que esperar do Steam Deck. E sim, o uso do console aumentará o número de usuários do Arch Linux, mesmo que nas Steam Survey apareça lá "SteamOS Users".

Em 2018, a Valve lançou o Proton, uma tecnologia que permite "traduzir" as API dos jogos criados para Windows para o sistema operacional Linux. A Proton permite que milhares de jogos da Steam feitos para o SO da Microsoft rodem no Linux. No período após o lançamento dessa tecnologia, os jogadores que utilizavam o SO do Pinguim atingiu a marca de 2% na plataforma de jogos.

- Continua após a publicidade -

Outros dados da Steam Survey

Na batalha entre Intel e AMD temos novamente uma queda do lado azul em troca de crescimento do lado vermelho. A Intel está em 70,8% dos PCs da Steam contra 29,19% da AMD. 0,78% de diferença de um para o outro em relação ao mês de junho.

A GeForce GTX 1060 equipa 8,9% dos PC "cadastrados" na Steam. A RTX 3000 melhor colocada é a 3070, em 14º. Esta GPU teve um crescimento de 0,05% de junho para julho, chegando a marca de 1,53% de usuários da Steam que utilizam a última geração da Nvidia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: Steam
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.