Créditos: Tom's Hardware

[RUMOR] Futuras GPUs topo de linha da AMD e NVIDIA irão consumir até 500W

Aumento no consumo de energia pode chegar até 40% se comparado com as atuais topo de linha

Informações não oficiais sobre as novas gerações de placas de vídeo da AMD e NVIDIA, RDNA 3 e Ada Lovelace respectivamente, têm circulado a internet e sendo noticiadas pelo Adrenaline. Os rumores da vez dizem respeito ao consumo das supostas novas GPUS chegando na casa dos 500W. Os "leakers" são figurinhas carimbadas nesse assunto.

Os responsáveis pelos rumores, Kopite7kimi, Greymon55 e Bondrewd sugerem que a futura nova topo de linha da série GeForce RTX 40xx da NVIDIA (AD102, provável RTX 4090) irá consumir entre 400 e 500W, um aumento entre 20 e 40% se comparado com a GPU mais forte da empresa atualmente, a RTX 3090.

Enquanto que a arquitetura RDNA 3 da AMD possa ser mais eficiente, em briga de gigantes (RX 7900 XT e RTX 4090), ela não se distancia muito da rival. As informações não oficiais apontam para algo entre 420 a 450W, um aumento entre 25 e 35% sobre a atual topo de linha da AMD, a Radeon RX 6900 XTX.

- Continua após a publicidade -

No caso da AMD, segundo Bondrewd no fórum Beyond3D, a GPU Navi 31 terá um die consideravelmente maior (de 600 a 650mm²) que a Navi 21 (RX 6900), algo entre 15 e 25% a mais. A causa desse aumento é o uso de múltiplos dies na GPU (Graphics Complex Die - GCD) e cache (Memory Complex Die - MCD).

Segundo o WCCFtech, o leaker "wjm47196" disse no fórum do site chinês, Chiphell, que os projetos já foram finalizados e devem ser enviados para fabricação em breve, com o lançamento da suposta RX 7900 XT para o terceiro trimestre de 2022. A certeza sobre o lançamento no ano que vem, já temos, segundo a própria Lisa Su, CEO da AMD.

Em contrapartida, outro leaker conhecido, Greymon55, disse que a GPU Navi 31 não será lançada no terceiro trimestre do ano que vem e que nem mesmo teve seus projetos finalizados ainda. Não é novidade que devemos olhar para os rumores com certo ceticismo, mesmo que alguns "vazadores" sejam conhecidos pelos acertos nas informações.

- Continua após a publicidade -

A verdade é que, mesmo com processos de fabricação cada vez sendo mais otimizado em prol da eficiência energética, é até estranho vermos placa tão famintas por energia. Se olharmos nesse comparativo de placas topo de linha de cerca de 10 anos atrás, as duas fabricantes estão disputando pelo título da placa mais forte e que consome mais energia no mundo.

O WCCFtech lembra que, se todos os rumores forem reais, é até compreensível tamanho consumo de energia com as placas de vídeo tendo milhares de núcleos (15 mil na Navi 31 da AMD e 18 mil para a NVIDIA Ada Lovelace), chips de memórias mais rápidos, frequências maiores e talvez mais coisas que não sabemos ainda. Tudo em prol da potência máxima dessas GPUs que devem estabelecer novos patamares na indústria com tantas tecnologias novas.

AMD Radeon RX 6600 XT é anunciada pela empresa e chega custando U$379

AMD Radeon RX 6600 XT é anunciada pela empresa e chega custando U$379
Nova placa chega para fazer parte da família RDNA 2 e entrega ótima qualidade em 1080p

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.