Créditos: Reprodução/Nvidia

Nvidia RTX A5000 é overclockada utilizando o MSI Afterburner

Igor's Lab conseguiu realizar o overclock em GPU voltada ao uso profissional

Imagine um arquiteto perfeccionista e apaixonado pela sua profissão. Certo, você imaginou o Ted Mosby. Agora imagine que o Ted Mosby fosse entusiasta de overclock. Ele provavelmente adoraria essa notícia.

Igor Wallossek do Igor's Lab (que é o lab dele mesmo), descobriu que o beta do MSI Afterburner versão 4.6.3 Beta 3 permite que as Nvidia Workstation de arquitetura Ampere sejam overclockadas. Para testar a novidade (e a brecha), Wallossek utilizou uma Nvidia RTX A5000. A RTX A5000 é uma placa voltada ao uso profissional, como arquitetura, animação, em programas como o Autodesk, Solidworks e Enscape.

Na primeira imagem, vemos um comparativo entre a A5000 padrão e a A5000 OC. O clock máximo da versão normal foi de 1400 MHz contra 1590 do modelo desbloqueado. Apesar do ganho de 10% na frequência, o ganho real de performance foi 5%. Já na segunda imagem temos o resultado de performance no Autodesk Maya 2017. Maior é melhor.


Fonte: Reprodução/Igor's Lab

Esse modelo da Nvidia, que substitui as antigas Quadro, tem 24 GB de VRAM GDDR6 e 8.192 núcleos CUDA. Para comparar com uma RTX de mesma arquitetura, a RTX 3060 tem 12 GB e 3.584 núcleos. A RTX 3090 tem a mesma quantidade de memória e 2 mil núcleos a mais que a A5000. Ela custa - no papel - aproximadamente 2.250 dólares, passando de 11.400 reais na conversão direta de hoje, 20 de julho. Fui atrás de algum preço "real" com uma fornecedora do ramo de hardware para empresas. Caso receba uma resposta, atualizarei a matéria.

- Continua após a publicidade -

GPU não foi feita para overclock e já entrega a performance necessária para o seu tipo de serviço. Além disso, nenhuma empresa vai querer que um funcionário dê um New World em uma placa tão cara quando ele deveria estar trabalhando. Mas como Igor é o chefe do Igor's Lab, ele modificará uma RTX A5000 para ter resfriamento líquido e realizar novos testes

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Videocardz Fonte: Igor's Lab
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.