Créditos: Reprodução/Sony

Firmware Beta do PS5 adiciona suporte para SSDs M.2 NVMe

É possível utilizar SSDs com e sem dissipador, desde que eles atendam aos requisitos definidos pela Sony
Por Fabio Rosolen 29/07/2021 08:11 | atualizado 29/07/2021 08:11 Comentários Reportar erro

De acordo com a documentação atualizada no site de suporte da Sony, a versão Beta mais recente do firmware do console PlayStation 5 introduz o suporte para SSDs M.2 NVMe. O console foi lançado em novembro passado com um slot para este tipo de SSD, mas só agora ele poderá ser utilizado. 

Um detalhe importante é que no momento somente usuários maiores de 18 anos EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França podem participar do programa de testes do firmware do PS5. Mais informações podem ser encontradas em playstation.com/ps5-beta-program-sign-up.

PlayStation 5 vende mais de 10 milhões de
unidades, mesmo com baixos estoques

 

Para que um SSD M.2 NVMe com ou sem dissipador possa ser utilizado em um console PlayStation 5 com a versão beta mais recente do firmware, ele precisa atender a certos requisitos definidos pela Sony. De acordo com a documentação no site de suporte da empresa, o SSD precisa ter interface PCI Express 4.0 x4, compatibilidade com o protocolo NVMe, 250GB até 4TB de capacidade para armazenamento e velocidade de leitura de 5.500MB/s ou mais.

Com relação ao formato, é possível utilizar SSDs M.2 2230, 2242, 2260, 2280 e 22110 – isso significa que eles devem ter largura de 22mm e modelos com largura de 25mm não são suportados. Já com relação ao comprimento, o console suporta modelos com 30mm, 42mm, 60mm, 80mm e 110mm.

A Sony confirmou que é possível utilizar SSDs NVMe com dissipador integrado desde que eles não ultrapassem a altura máxima de 11,25mm, por exemplo. A empresa divulgou os seguintes diagramas para que os usuários possam ter a certeza de que seus SSDs poderão ser utilizados no console:

- Continua após a publicidade -


Divulgação/Sony

É importante reforçar que o console suporta apenas SSD M.2 NVMe com interface PCI Express 4.0 x4. SSDs M.2 com interface SATA não são suportados. Outro ponto destacado pela Sony é que nem todos os jogos são necessariamente jogáveis com o mesmo desempenho fornecido pelo SSD interno do PS5, mesmo quando a velocidade de leitura sequencial do SSD M.2 for mais rápida que 5.500MB/s.

As instruções para instalação do SSD no console PlayStation 5 podem ser encontradas em playstation.com/ps5-install-m2-ssd. A Sony ainda não informou quando o suporte para SSDs M.2 NVMe estará disponível para todos os usuários do PS5.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PushSquare, Sony
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.