Créditos: ViralPress

Minerador de Bitcoin morre eletrocutado ao tentar restaurar energia em rig de mineração

Caso ocorreu na Tailândia e vitimou Danai Makmek, de apenas 26 anos
Por Wikerson Landim 29/07/2021 00:10 | atualizado 29/07/2021 00:10 Comentários Reportar erro

A mineração de Bitcoin pode ter feito a sua primeira vítima. Segundo informações divulgadas pelos jornais ingleses Daily Mail e The Sun, um homem chamado Danai Makmek, de apenas 26 anos, morreu eletrocutado na Tailândia ao tentar reestabelecer a energia em um rig de mineração clandestino.

Pelas imagens divulgadas, a estrutura elétrica do local parecia estar longe das condições mais adequadas.

Como ocorre em muitos outros rigs de mineração, é possível ver diversas GPUs conectadas fazendo o trabalho duro, mas sem nenhuma atenção a aspectos técnicos que um maquinário como esse exige.

Como o caso aconteceu?

Segundo o relato do jornal, Danai entrou em pânico quando seu sistema parou de funcionar. Sem conseguir religá-lo, pediu ajuda ao irmão, Apiwat Makmek, para que não perdesse tanto dinheiro com o sistema parado. Apiwat sugeriu que ele chamasse um técnico, mas não foi ouvido.

Impaciente, Danai decidiu colocar a mão na massa e tentou consertar ele mesmo o equipamento. Depois de passar a noite tentando arrumar o rig, a tragédia aconteceu: uma das máquinas explodiu e ele foi eletrocutado. Ele foi encontrado somente na manhã do dia seguinte, já sem vida.

- Continua após a publicidade -

“Os computadores foram modificados para que usassem mais energia. Eu não acho que isso era seguro, mas meu irmão construiu sozinho esse rig, era algo que ele realmente gostava”, declarou Apiwat.

O caso será investigado pelas autoridades locais, mas a princípio não suspeitas de que a morte tenha ocorrido de outra forma.

Rigs de mineração clandestinos são risco à segurança

Ainda que essa seja uma das primeiras mortes registradas relacionadas à mineração de Bitcoins, problemas em rigs de mineração vêm se tornando cada vez mais recorrentes. Em 2018, na Rússia, um incêndio ocorreu depois que um morador decidiu ligar computadores diretamente na central elétrica de um bloco de apartamentos.

Na Malásia, mais de mil máquinas foram confiscadas e destruídas pela polícia local depois que foi descoberto que mineradores faziam uso ilegal de energia elétrica. Isso sem falar no caso recente dos mineradores ucranianos que foram pegos minerando cartas de FIFA com 3,8 mil PlayStation 4.

- Continua após a publicidade -

Esses locais, em grande parte das vezes, são construídos em locais precários, sem observar normas técnicas de segurança, colocando em risco a vida de todos que estão nas proximidades.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Sun, Daily Mail
Assuntos
Tags
  • Redator: Wikerson Landim

    Wikerson Landim

    Jornalista desde 2003 e atual Editor dos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas, assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.