Supercomputadores: GPU AMD Instinct MI200 “Aldebaran” chega ao mercado com 128GB de memória

Projetadas para aceleração computacional pesada, novas GPUs da AMD têm 128 GB de memória HBM2E e equiparão o primeiro supercomputador de exoescala do mundo

As primeiras unidades das placas de vídeo AMD Instinct MI200 “Aldebaran” finalmente foram enviadas aos consumidores. A informação foi divulgada pela própria AMD, durante a sua conferência fiscal, realizada nesta semana. 

As GPUs da série AMD Instinct MI200 possuem assustadores 128 GB de memória de vídeo do tipo HBM2E, compartilhados por dois dies interconectados, construídos na arquitetura CDNA 2. Cada um desses chiplets é composto por 8 shader engines, somando 256 CUs (Compute Units) e 16.384 stream processors ao todo, segundo os vazamentos mais recentes. 

A conexão entre os dois dies será feita com a tecnologia Infinity Fabric, da AMD. O acesso à memória será garantido por meio de duas interfaces 4096-bit separadas. 

Esses números apontam para mais do que o dobro de desempenho em relação às placas atuais, da série AMD MI100. Apesar das especificações técnicas impressionantes (que ainda precisam ser confirmadas pela AMD), o foco dessas placas não é o desempenho nos games.

 Supostas especificações da Radeon AMD CDNA2 Instinct MI200

- Continua após a publicidade -

Na realidade, elas foram projetadas para o segmento de Computação de Alta performance (HPC), tendo uso em tarefas que exigem grande poder computacional, tais como Machine Learning, Inteligência Artificial, Física e Simulação matemática. Esse é inclusive o motivo pelo qual elas são classificadas como Aceleradoras. 

A AMD Instinct MI200 deve enfrentar competição em breve, considerando que tanto a NVIDIA quanto a Intel vêm estudando designs similares, utilizando o formato MCM (Multi Chip Modules). 

 Dados revelados pela AMD durante sua última conferência interna

Frontier: Supercomputador de Exoescala

A AMD não forneceu mais detalhes sobre quais foram os consumidores selecionados para receber a Instinct MI200 em primeira mão. Sabe-se que as placas serão utilizadas em diversos Data Centers ao redor do mundo. 

Mas de todas as parcerias divulgadas até o momento, a que mais chama a atenção é o Frontier, um dos primeiros supercomputadores do mundo projetados para rodar em exoescala, entregando 1.5 exaflops de desempenho. 

- Continua após a publicidade -

Ele será construído pela Cray, sob um contrato de mais de 600 milhões de dólares, envolvendo a AMD e o Departamento de Energia (DOE) do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos.

AMD CDNA2 tem seu diagrama revelado

AMD CDNA2 tem seu diagrama revelado
Arquitetura para computação de alto desempenho estará presente em acelerador Instinct MI200

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: AMD, Twitter/@Locuza_
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.