Créditos: Reprodução/Corsair

Intel: fabricantes de placas-mães não estão empolgadas para implantarem ATX 12VO

Nova proposta de conector da Intel não estará presente na maioria das placas Z690
Por Felipe Freitas 28/07/2021 13:21 | atualizado 29/07/2021 07:25 Comentários Reportar erro

De acordo com o site Videocardz e o leaker chinês Yuuki_AnS, o plano (leia-se lobby) da Intel para padronizar o conector ATX 12VO não está saindo como esperado. As fabricantes de placas-mães não estão nem um pouco interessadas em implementar os conectores de dez pinos. Mesmo que a fabricante de CPUs ofereça chipsets mais baratos em troca de motherboards com o ATX 12VO.

A próxima geração de processadores da Intel, a Alder Lake, serão os primeiros a ter placas-mães no novo padrão desejado pela empresa. Entretanto, as fabricantes das motherboards não estão lá "se esforçando" para acelerar essa mudança do conector de 24 pinos para o ATX 12VO. A Intel, de acordo com o leaker, obrigou que as fabricantes fizessem pelo menos um modelo com o novo conector. Só que sem obrigar que estas placas fossem lançadas. "Vo ve e te aviso, Intel". Deixando a piadinha de lado, improvável que uma fabricante faça o modelo e não coloque a venda.

O site Videocardz informa que para forçar essa alteração a Intel abaixou os preços dos chipsets das séries 600, mas somente se as fabricantes aceitassem implementar o padrão ATX 12VO. As futuras Z960 que devem chegar em outubro já estão prontas e a maioria terá o "conector antigo". É esperado que as fabricantes façam algumas versões das Z960 com o ATX 12VO.

Nesse novo padrão de conector, a fonte de alimentação não poderá ter qualquer trilho de alimentação que não seja de 12 V. No ATX 12VO as tensões maiores ou menores que 12 V serão convertidas pela placa-mãe e não pela fonte. Por conseguinte, as fabricantes das placas precisam realizar alterações que as deixarão mais complexas e provavelmente mais caras. Na parte das fontes, a Seasonic e Corsair já estão trabalhando em novas PSUs para a Intel.

- Continua após a publicidade -

Intel 12ª Geração Alder Lake

A próxima geração de processadores Intel será baseada na tecnologia de 10nm Enhanced SuperFin, agora chamada de Intel 7, e com montagem de núcleos híbridos. Essa montagem híbrida faz com que os CPUs tenham uma combinação de núcleos grandes para tarefas mais pesadas e núcleos menores para tarefas mais simples. Assim, há uma economia de energia no uso do processador. Essa será a primeira geração de processadores Intel compatível com memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração. Os soquetes dos Alder Lake são o LGA 1700.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Videocardz
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.