Créditos: ASUS

Nova geração de monitores gamer com telas de 480Hz está em desenvolvimento

Fabricantes LG e AU Optronics revelaram planos para a produção de telas 1080p com tamanho de 24,5 polegadas. Modelos devem chegar até o fim de 2022

Enquanto muita gente ainda sonha em comprar um monitor gamer de 144 Hz, a indústria se prepara para o próximo salto tecnológico. Segundo informações do site TFT Central, as fabricantes LG e AU Optronics já têm planos para a produção de telas com taxas de atualização (refresh rate) de assustadores 480 Hertz (Hz). 

Atualmente, os monitores mais rápidos disponíveis no mercado operam a 360 Hz, a exemplo do modelo ROG Swift PG259QN, fabricado pela ASUS

LG promete ainda mais velocidade

De acordo com a fonte, a LG começará o desenvolvimento dos painéis de 480 Hz ainda em 2021. Contudo, eles só devem chegar ao mercado no fim do ano que vem. Inicialmente, a produção será focada em telas com resolução 1080p Full HD (1920 x 1080 pixels), no tamanho de 24,5 polegadas. 

O relatório afirma ainda que a LG está trabalhando em melhorias na tecnologia Overdrive, que acelera o tempo de resposta dos pixels. Isso é algo obrigatório em um painel com essa velocidade. O objetivo é entregar um tempo de resposta real de 1ms GTG (cinza para cinza), sem muitos dos problemas de imagem vistos na geração atual, tais como rastros (inverse ghosting). 

Em paralelo às telas de 480 Hz, a LG também está desenvolvendo painéis de resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) com taxas de atualização maiores do que 240 Hz. Vale lembrar que a LG, além de fabricar seus próprios monitores, ainda fornece componentes para diversas outras marcas e dispositivos. 

- Continua após a publicidade -

 Monitor LG Ultragear

AU Optronics não quer ficar para trás

Outra das principais fornecedoras de telas para monitores é a AU Optronics. Segundo o levantamento do TFT Central, a empresa planeja entrar na corrida dos 480 Hz com seu próprio modelo Full HD. Contudo, o cronograma de desenvolvimento e produção ainda não foi revelado.

Outros planos da AU Optronics incluem:

  • Telas 1440p com taxas de 360 Hz, previstas para 2021
  • Telas 4K com taxas de 240 Hz, ainda sem previsão de lançamento

 Monitor ASUS ROG Swift PG259QN com taxa de atualização de 360 Hz

Por que tanta velocidade?

Monitores com refresh rates elevados são bastante procurados por quem gosta de jogar no PC e por atletas de eSports, uma vez que eles oferecem um atraso consideravelmente menor entre os comandos do jogador e a resposta na tela (também conhecido como input delay). 

- Continua após a publicidade -

Para você ter uma ideia, um monitor convencional de 60 Hz costuma demorar no mínimo 16.67 milissegundos para atualizar cada frame. Já um monitor de 480 Hz levaria apenas 2.1 ms. Esse tipo de tela proporciona uma nitidez bem maior para as cenas em movimento, facilitando o acompanhamento de alvos e beneficiando o desempenho do jogador. 

Vale lembrar que essas vantagens muitas vezes só são observadas quando o PC consegue acompanhar o ritmo do monitor, algo que exige muito poder de processamento da CPU e da placa de vídeo.

Xiaomi revela monitor gamer de 27 polegadas QHD com 165Hz e também lança novo roteador

Xiaomi revela monitor gamer de 27 polegadas QHD com 165Hz e também lança novo roteador
Produtos chegam com especificações interessantes para os gamers

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Mundo Conectado Fonte: TFT Central
Assuntos
Tags
  • Redator: Redação

    Redação

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.