Créditos: Inf.News

Chinesa Loongson lança seu primeiro CPU com arquitetura proprietária; o 3A5000

O CPU suporta quase 2 mil instruções desenvolvidas pela fabricante

Em um mercado em que o duopólio entre AMD e Intel esmaga qualquer possibilidade de uma terceira concorrência, é sempre bom ver novidade como o novo processador da chinesa Loongson, o 3A5000. Este é primeiro CPU da fabricante a vir com sua própria arquitetura chamada de LoongArch.

A nova geração de processadores chega com seu próprio pacote de instruções baseada na nova microarquitetura proprietária da empresa. De acordo com a CnTechPost, os novos processadores entregam 50% mais desempenho e 30% menos consumo de energia do que o CPU anterior, o LS3A4000.

O LS3A5000, fabricado em 12nm, é um quad-core operando entre 2.30 a 2.50 GHz. Cada núcleo tem quatro ALUs (Unidade Lógica Aritmética) e duas unidades de operações vetoriais de 256-bit. Baseado na arquitetura LoongArch GS464V, o novo processador vem com quase 2 mil instruções proprietárias, de acordo com o Tom's Hardware.

Ainda segundo o Tom's Hardware, o LS3A4000 tinha o desempenho similar a arquitetura Excavator da AMD e que o novo LS3A5000 deve ter o desempenho próximo da primeira geração dos CPUs Ryzen da AMD. O novo CPU da fabricante chinesa conta com frequências e voltagem dinâmicas, além de "desligar" partes não usadas do processador para economizar energia.

- Continua após a publicidade -

O Loongson 3A5000 vem com controladores de memória RAM DDR4-3200 com ECC e quatro controladoras HyperTransport 3.0 com suporte a SMP (Synmetric Multiprocessing). O CPU tem suporte às criptografias exigidas na China, como SM2, SM3 e SM4 via hardware. Até o momento, três compiladores (GCC, LLVM e Golang) e três máquinas virtuais (Java, JavaScript e NET) foram desenvolvidas para o CPU.

Junto com o LS3A5000, a empresa lançou dois sistemas operacionais: O Loongnix e LoongOS, este último é voltado para operações industriais. O novo CPU deve ficar pela China por enquanto, então nenhuma informação de disponibilidade e preço (mesmo na moeda local) foi divulgada pela fabricante. Poderia essa ser uma solução contra os CPUs, digamos, menos potentes da AMD e Intel? É esperar para ver.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, CN Tech Post
Assuntos
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.