Créditos: AMD

AMD Navi 31 deve vir com 15,360 núcleos e mudar o uso dos Compute Units

A topo de linha deve ser uma Radeon RX 7900 XT e terá design diferente do que era feito até hoje

Depois de rumores envolvendo a nova geração de placas de vídeo da NVIDIA, GeForce RTX 40xx, dessa vez, as GPU das futuras placas da AMD baseadas em RDNA 3 ganham alguns detalhes não oficiais. As informações vêm dos mesmos "leakers" que trouxeram alguns detalhes acerca das futuras GeForce.

As informações são sobre uma possível topo de linha, Big Navi 31, que deve ser uma Radeon RX 7900 XT, de acordo com informações do fórum Beyond3D. Antes das novas informações, era falado que a Navi 31 teria 240 ou 120 CUs (Compute Units) por die, totalizando 15,360 núcleos. De acordo com o usuário chamado de Bondrewd, do fórum citado, a AMD não deve mais trabalhar com os Compute Units em suas novas GPUs da maneira que conhecemos e está trabalhando com WGP (Work Group Processors).

A forma como funcionam as GPUs da AMD atualmente (no uso dos CUs), tem sido feita há quase uma década. A partir da nova geração, com uso dos MCD (Multi-Chiplet Die), o número total dos Compute Units deve aumentar consideravelmente. O rumor atual sobre a GPU Navi 31 diz que cada die terá 30 WGPs e será 256 processadores "stream" (equivalente aos CUDA Cores da NVIDIA) por WGP, que irá somar 7,680 núcleos por die e 15,360 núcleos no total. Ou seja, 60 WGPs ao todo.

Os rumores também dão informações sobre a memória cache. As GPUs Navi 31 podem vir com até 512MB de Infinity Cache, tecnologia que estreou nas atuais RDNA 2. Essa quantidade seria quase quatro vezes mais que o encontrado nas Navi 21, mas ainda irá permanecer com a interface de 256-bit e memória GDDR6 mais rápida e otimizada. Além disso, os projetos para as GPUs da AMD depois da Navi 31, Navi 32 e 33, devem ser encerrados no último trimestre deste ano com possível fabricação começando ano que vem.

- Continua após a publicidade -

Com a mudança no design das futuras GPUs RDNA 3 da AMD, é esperado uma aumento de desempenho até três vezes comparado com as RDNA 2 e deve ser o maior ganho de uma geração para outra entre as placas de vídeo Radeon. Rumores sugerem que a NVIDIA está ciente disso e, inclusive, venceria a competição da próxima geração colocando mais placas no mercado e vendendo mais barato.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech, VideoCardz
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.