Créditos: Asgard/Reprodução

Asgard lança SSD PCIe 4.0 de 128 camadas com velocidades de 7,5 GBps

AN4 utiliza controlador IG5236 Rainier com 3D NAND baseada em tecnologia proprietária

A fabricante chinesa Asgard lançou o seu novo SSD AN4, que é compatível com a tecnologia PCIe 4.0 e traz velocidades de até 7.500 MBps. O drive de estado sólido utiliza o controlador IG5236 Rainier com memória 3D NAND baseada na tecnologia proprietária Xtacking 2.0, da Yangtze Memory Technologies Co. (YMTC).

O Asgard AN4 vem com 128 camadas e com a tecnologia triple-level cell (TLC) para aproveitar a maior densidade possível no processo de fabricação. Parte fundamental do procedimento é o uso da Xtacking 2.0, que consiste em produzir interconectores e stacks de NAND em wafers separados.

A equipe da YMTC então agrupa os wafers ao alinhar milhões de pequenos buracos utilizando um sistema óptico. A promessa é de que o SSD terá uma alta durabilidade, mas a companhia não divulgou os valores exatos de Terabytes Escritos (TBW), mas confirmou que dará uma garantia de cinco anos para os seus clientes.


Fonte: Tom's Hardware/Reprodução

As especificações oficiais da Asgard dão conta de que o AN4 tem velocidades de leitura sequencial de até 7.5000 MBps, enquanto a escrita sequencial fica na casa dos 5.500 MBps. A empresa não divulgou dados oficiais sobre o desempenho de performance aleatória do dispositivo.

- Continua após a publicidade -

O novo SSD da fabricante chinesa vem com um dissipador de calor robusto, com uma área de dissipação de até 8 cm2. De acordo com a Asgard, esse heatsink permite que as temperaturas de operação sejam reduzidas a até 30°C.

++++

Um usuário do fórum Bilibili já teve acesso ao SSD Asgard AN4 de 1 TB. Ele verificou que o hardware vem com um design de PCB que se aproveita dos dois lados. O drive de estado sólido vem com quatro chips de NAND, que vêm com o código de série YMN09TC1B1HC6C.

A velocidade de 7.500 MBps do AN4 seria suportado pelo seu tamanho de payload máximo (MPS) de 512 bytes. Enquanto isso, boa parte dos concorrentes traz suporte a 256 bytes, que traria um limite de 7.150 MBps.

No momento, a Asgard ainda não divulgou os preços da sua nova linha de SSDs. Apesar disso, sabemos que o AN4 chegará ao mercado no começo de agosto apenas na versão de 1 TB. Os modelos de 2 TB e 512 GB ainda estão em fase de desenvolvimento, e começarão a ser vendidos numa data futura.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, Avalanche Notícias
Tags
ssd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.